Copa América

Copa América: Argentina e Paraguai se enfrentam no Mané Garrincha

Depois de vencer o Uruguai por 1 x 0, alviceleste retorna ao gramado candango para garantir a classificação às quartas de final; alvirrubros jogam a primeira em Brasília e vão em busca da segunda vitória na competição continental

Victor Parrini*
postado em 21/06/2021 16:20 / atualizado em 21/06/2021 17:07
 (crédito: Divulgação/Conmebol)
(crédito: Divulgação/Conmebol)

Caminhando para os últimos atos na fase de grupos, a Copa América 2021 está a todo vapor. Nesta segunda-feira (21/6), às 21h, o Estádio Nacional Mané Garrincha receberá mais um tradicional confronto sul-americano. Argentina e Paraguai, que venceram seus compromissos até aqui, duelam para manter a invencibilidade no torneio.

Com duas vitórias em dois jogos, a seleção argentina de Lionel Messi está embalada para garantir de vez a classificação às quartas de final da Copa América 2021. O mais recente triunfo dos bicampeões mundiais foi exatamente na capital federal. Na última sexta-feira (18/6), a arena candanga foi palco para o clássico do Rio da Prata, entre Argentina e Uruguai. Com assistência de Messi, Guido Rodríguez marcou e a alviceleste levou a melhor sobre a equipe de Suárez e Cavani.

Depois de duas rodadas, a seleção argentina é líder do Grupo A, com quatro pontos. Nos jogos anteriores, balançou as redes adversárias duas vezes e a defesa foi vazada em apenas uma oportunidade. Grande nome da equipe comandada por Lionel Scaloni, até o momento, Messi marcou um gol e deu uma assistência.

Estreante no novo Mané Garrincha, o Paraguai desembarcou na capital federal querendo manter o 100% de aproveitamento. Na rodada inaugural, na última segunda-feira (14/6), no Estádio Olímpico, em Goiânia, os comandados de Eduardo Berizzo jogaram bem e venceram a Bolívia por 3 x 1. O destaque da partida foi o atacante Ángel Romero, ex-Corinthians, que balançou as redes duas vezes. Na 2ª rodada, a exemplo do Uruguai, os alvirrubros não jogaram e, por isso, estão com uma partida a menos em relação aos demais.

O elenco paraguaio conta com rostos conhecidos pelos torcedores que acompanham o Campeonato Brasileiro. Ídolo palmeirense, o xerife Gustavo Gómez é o líder da seleção e carrega a braçadeira de capitão. O zagueiro do Atlético-MG, Júnior Alonso, e o volante do Flamengo, Piris da Motta, completam a lista.

Argentina e Paraguai se enfrentaram 101 vezes. Os bicampeões mundiais levam a melhor com 52 vitórias e 210 gols marcados. Por outro lado, os paraguaios venceram apenas em 16 oportunidades, marcando 107 tentos. A igualdade no placar prevaleceu em outros 33 encontros. E na última vez que se enfrentaram, em novembro de 2020, pelas Eliminatórias, alvicelestes e alvirrubros ficaram no empate por 1 x 1. 

O vencedor da partida da noite desta segunda-feira (21/6), praticamente garante a vaga às quartas de final da Copa América 2021, pois os quatro melhores colocados do grupo avançam. Após duas rodadas, a Bolívia é a lanterna da chave. Com dois jogos pela frente - um deles contra a própria Argentina -, os bolivianos só podem chegar aos seis pontos, o que torna o confronto entre argentinos e paraguaios ainda mais interessante.

Ficha técnica

Argentina x Paraguai
Quando: Segunda-feira (21/6)
Que horas: 21h
Valendo o quê? 3ª rodada do Grupo A da Copa América 2021
Controle remoto: ESPN Brasil

Prováveis escalações
Argentina: Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Acuña; Guido Rodríguez, De Paul e Lo Celso; Nicolás González, Dí Maria e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni

Paraguai: Antony Silva, Alberto Espínola, Gustavo Gómez, Júnior Alonso e Arzamendia; Piris da Motta, Mathías Villasanti e Miguel Almirón; Romero Gamarra, Ángel Romero e Gabriel Ávalos. Técnico: Eduardo Berizzo

Árbitro: Jesús Velenzuela (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez e Jorge Urrego (VEN)

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação