Jogos Olímpicos

A um mês da abertura da Olimpíada, veja 30 candidatos a estrelas

Após ser adiada por um ano devido à pandemia de covid-19, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio abrirá o evento em 23 de julho

Maíra Nunes
postado em 23/06/2021 18:53 / atualizado em 28/06/2021 18:32
A ginasta estadunidense Simone Biles é uma das protagonistas dos Jogos Olímpicos de Tóquio -  (crédito: AFP)
A ginasta estadunidense Simone Biles é uma das protagonistas dos Jogos Olímpicos de Tóquio - (crédito: AFP)

Veja quais são os candidatos brasileiros

Martine Grael e Kahena Kunze
Vela (49er FX) - Brasil
Atuais campeãs olímpicas, a dupla brasileira foi vice-campeã do Campeonato Mundial de 2019 e, em abril, venceu um torneio na Espanha u com as melhores duplas do mundo. Um bom termometro para mostrar que as velejadoras de 30 anos estão na briga por conquistar o bicampeonato olímpico em Tóquio.

Gabriel Medina
Surfe - Brasil
Campeão mundial em 2018, vice-campeão em 2019 e atual líder do ranking mundial, Gabriel Medina chegará em Tóquio para a estreia do surfe nos Jogos Olímpicos voando. Em seis etapas, o brasileiro de 27 anos venceu duas vezes e foi vice-campeão em outras três.

Pâmela Rosa
Skate (street) - Brasil
A brasileira de 21 anos é a atual campeã mundial e líder do ranking. Pâmela tem tudo para colocar o Brasil no topo do pódio na estreia do skate nos Jogos Olímpicos.

Beatriz Ferreira
Boxe (até 60kg) - Brasil
Bia Ferreira é a atual campeã mundial de boxe na categoria até 60kg, feito conquistado em Lima-2019. Mesmo com a pandemia, a brasileira de 28 anos teve um começo de temporada promissor. A conquista de duas medalhas de ouro em torneios no início de 2021, na Alemanha e na Bulgária, levanta esperança aos torcedores brasileiros de mais pódio nos Jogos Olímpicos.

Ana Marcela Cunha
Dona de 11 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo cinco de outro, Ana Marcela Cunha é considerada uma das maiores nadadoras de águas abertas da história. Campeã do prêmio de maior nadadora de águas abertas do mundo por seis vezes (2010, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019), a brasileira de 29 anos só sente falta de uma medalha no vasto currículo: a olímpica. Nesta semana, subiu ao pódio três vezes em competições europeias. Na prova dos 10km, distância olímpica, foi ouro pelo Campeonato Italiano em 14 de junho.

Isaquias Queiroz e Erlon Souza
Canoagem velocidade - Brasil
Após fazer história nas Olimpíadas do Rio-2016, ao conquistar três medalhas (duas de prata e uma de bronze), Isaquias, 27 anos, promete mais pódios na segunda participação em Jogos Olímpicos. Isaquias foi campeã mundial do C1 1000m em 2019 e, ao lado de Erlon Souza, 30 anos, foi bronze no C2 1000m.

Ágatha e Duda
Vôlei de praia - Brasil
As duas têm tudo para manter a tradição de fazer o Brasil subir ao pódio olímpico no vôlei de praia. É a dupla mais regular do mundo em 2021/ Foi ao pódio em quatro das seis etapas disputadas, com um título, uma prata e dois bronzes. Em 2019, foi quarta colocada no Circuito Mundial e prata no Finals, segundo torneio mais importante daquele ano.

Arthur Zanetti
Ginástica - Brasil
Campeão olímpico em Londres-2012 e prata nos Jogos do Rio-2016, Zanetti quer se despedir com o terceiro pódio olímpico da carreira. Foi quinto colocado no Campeonato Mundial de 2019 e ainda não competiu internacionalmente em 2021, mas tem uma das melhores notas do mundo nas argolas. A briga nesta prova olímpica promete ser uma das mais disputadas da modalidade.

Alison
Vôlei de praia - Brasil
Campeão olímpico na Rio-2016 e campeão mundial em 2015 ao lado de Bruno Schmidt, o jogador carinhosamente chamado de Alison Mamute é um dos melhores bloqueadores do vôlei de praia. Aos 34 anos, Alison buscará a terceira medalha olímpica da carreira em Tóquio, ao lado de Álvaro Filho. 

Formiga
Futebol - Brasil
A seleção brasileira feminina de futebol não é exatamente favorita ao título olímpico, mas a jogadora Formiga escreverá mais uma vez onome na história ao disputar pela sétima vez os Jogos Olímpicos. A dona de duas pratas olímpicas disputou todas as edições desde que a modalidade entrou para os Jogos e promete se despedir, aos 43 anos, em grande estilo.

 

Veja quais são os candidatos estrangeiros

Simone Biles
Ginástica artística - Estados Unidos
A ginasta de 24 anos chega em Tóquio como a grande protagonista dos Jogos Olímpicos. Dona de quatro ouros olímpicos, conquistados na estreia nos Jogos, na edição da Rio-2016, Simone soma 19 títulos mundiais e é um fênomeno da ginástica artística.

Diana Taurasi e Sue Bird
Basquete - Estados Unidos
As duas jogadoras são tetracampeãs olímpicas e tetra mundial e podem se tornar, juntas, as primeiras pentacampeãs da história dos esportes coletivos.

Shelly Ann Fraser
Atletismo - Jamaica
Dona de seis medalhas olímpicas (duas de ouros, três de pratas e uma de bronze) e onze em Campeonatos Mundiais (nove ouros e duas pratas), Shelly Ann fez história nas provas dos 100m, 200m e revezamento 4x100m rasos. Aos 34 anos, a jamaicana se tornou a segunda mulher mais rápida da história nos 100 metros rasos a menos de dois meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 5 de junho, com recorde de 10s63 no Olympic Destiny Meeting, em Kingston, na Jamaica.

Sifan Hassan
Atletismo - Holanda
Campeã mundial dos 1500m e 10000m rasos, a holandesa é favorita a se tornar campeã olímpica em duas provas nos Jogos de Tóquio. 

Armand Duplantis
Atletismo - Suécia
Com apenas 21 anos, o sueco é recordista mundial do salto com vara e super-favorito ao título em Tóquio. Aos 20 anos, o Mondo, como gosta de ser chamado, quebrou duas vezes o recorde mundial do salto com vara e despontou como uma promessa de ídolo da modalidade. 

Beatrice Chepkoech
Atletismo - Quênia
Campeã mundial em Doha-2019, com o 6º melhor tempo da história (8:57.84) e recordista mundial nos 3000m com obstáculos, a queniana é o principal nome da prova para buscar o primeiro ouro olímpico da carreira, aos 30 anos, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Harrie Lavreysen
Ciclismo - Holanda
O jovem ciclista holandês é seis vezes campeão mundial no ciclismo de pista e chega aos Jogos Olímpicos de Tóquio aos 24 anos como o grande favorito nas provas em velódromo. Mesmo com pouca idade, Harrie integra a equipe nacional desde os 19 anos, quando conquistou duas medalhas de prata, no sprint individual e por equipes, do Mundial de 2017.

Carolina Marin
Badminton - Espanha
Atual campeã olímpica, a espanhola de 28 anos é também tricampeã mundial e, apesar de ter sofrido com lesões recentemente, se recuperou a tempo de defender o título olímpico em Tóquio e chega como o maior nome da modalidade.

Kelsey Stewart
Beisebol/Softbol - Estados Unidos
A jogadora de 26 anos foi a grande protagonista da conquista da Copa do Mundo de softbol pela seleção dos Estados Unidos, que venceu o Japão em uma final que ficou marcada na história.

Inna Deriglazova
Esgrima - Rússia
Atual campeã olímpica, a russa ainda tem uma prata olímpica nos Jogos de Londres-2012 e seis títulos mundiais. Aos 31 anos, é a favorita ao ouro na categoria florete nos Jogos de Tóquio.

Isabell Werth
Hispismo - Alemanha
A alemão de 51 anos é o grande nome do hipismo adestramento da atualidade. No currículo, Isabell soma seis medalhas olímpicas e dez títulos mundiais e pretende ampliar a coleção em Tóquio. 

Eva de Goede
Hóquei na grama - Holanda
Melhor jogadora do mundo nas duas últimas temporadas, a holandesa de 32 anos já tem três medalhas olímpicas na carreira.

Clarisse Agbegnenou
Judô - França
Tetracampeã mundial e prata nas Olimpíadas do Rio, a francesa é uma grande candidata a conquistar o título olímpico na categoria até 66kg.

Teddy Riner
Judô - França
Dez vezes campeão mundial, bicampeão olímpica e com apenas uma derrota em torneios internacionais em dez anos.

Svetlana Romashina
Nado artístico - Rússia
Dona de cinco medalhas de ouro em Olimpíadas e 21 títulos mundiais, jamais perdeu uma competição representando seu país.

Katie Ledecky
Natação - Estados Unidos
Cinco vezes medalhista de ouro na Rio 2016 e dona de 15 títulos mundiais, é a grande estrela das provas mais longas da natação.

Simone Manuel
Natação - Estados Unidos
Tem quatro medalhas olímpicas e 16 em Campeonatos Mundiais, é o maior nome das provas de velocidade da natação.

Caeleb Dressel
Natação - Estados Unidos
Dono de 13 títulos mundiais, é favorito a seis ouros nas Olimpíadas e pode sair da competição como o maior medalhista entre todas as modalidades.

Shi Tingmao
Saltos ornamentais - China
Campeã olímpica do trampolim individual e sincronizado, tem oito títulos mundiais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação