BRASILEIRÃO

Galo aumenta pressão em Ceni

Com Savarino em noite de gala, Atlético-MG vence confronto contra o Flamengo no Mineirão

Danilo Queiroz
postado em 08/07/2021 00:40
 (crédito: Pedro Souza/Atlético MG)
(crédito: Pedro Souza/Atlético MG)

OAtlético-MG amplificou a crise no Flamengo. Com um início de segundo tempo avassalador — com direto a apagão do sistema defensivo rubro-negro —, o Galo contou com atuação inspirada do atacante venezuelano Savarino, fez valer o fator mando de campo e venceu, por 2 x 1, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Com o triunfo, o time mineiro se consolidou no G-4 do Campeonato Brasileiro. Com quatro derrotas em seis jogos, os cariocas seguem na segunda parte da classificação.

O desempenho rubro-negro em boa parte da apresentação em Minas Gerais aumentou a pressão sobre o técnico Rogério Ceni. Constantemente contestado pela torcida do Flamengo, o treinador tentou modificar a estrutura tática da equipe, mas o time não mostrou poder de reação, principalmente comparado ao futebol apresentado nas últimas partidas. Com um início repleto de “trocação”, as equipes iniciaram a partida bem. Os ataques do Galo, porém, eram mais promissores e perigosos, Mesmo assim, ninguém balançou a rede.

Frenético nos primeiros minutos do segundo tempo, o Atlético-MG construiu o placar com dois gols de Savarino em um espaço de apenas dois minutos. Primeiro, aproveitou bola espirrada de Filipe Luís para fuzilar Diego Alves. Na sequência, Mariano deu passe açucarado para o venezuelano completar para o gol. O Flamengo conseguiu diminuir a diferença no placar somente nos minutos finais do jogo com Willian Arão, de cabeça. Nos acréscimos, Arrascaeta perdeu uma chance de empatar de frente para Everson.

O goleiro Diego Alves lamentou o revés. “Fico mais triste pelos quatro minutos em que levamos dois gols. O jogo tem de ser de 90 minutos intensos e concentrados. Isso vem de alguns jogos. Tem de ser corrigido”, destacou o camisa 1. Na coletiva, Ceni abordou o momento de crise. “Compreendo as críticas e entendo o torcedor. Não é natural. É sempre importante vencer. No Flamengo, você não pode perder uma em 10 dias, que dirá três. O trabalho vem sendo feito, os jogadores estão se empenhando ao máximo”, garantiu.

Artilheiro e decisivo no confronto contra um rival direto no Mineirão, Savarino elogiou a mudança de postura que garantiu mais uma vitória para o Galo no Campeonato Brasileiro. “Um primeiro tempo muito difícil. Estávamos um pouco cômodos no jogo. Mas no começo do segundo tempo conseguimos dois gols e os três pontos.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tricolor ganha a primeira e sai do Z-4

Após dez rodadas, o São Paulo ganhou a primeira partida na Série A do Campeonato Brasileiro. Com o técnico Hernán Crespo de volta no banco de reservas, o tricolor encarou o Internacional, ontem, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e venceu o rival gaúcho, por 2 x 0. Os três pontos conquistados fora de casa foram suficientes para tirar o time paulista da zona de rebaixamento. Por outro lado, o colorado chegou ao quarto jogo sem triunfar e estacionou na segunda parte da classificação.

Com uma postura diferente das últimas partidas, o São Paulo dominou as ações desde o início e marcou logo no primeiro minuto com Rigoni driblando o goleiro Daniel. O time paulista chegou a fazer mais um, aos 14, mas o lance foi anulado pelo VAR. O tricolor desperdiçou outras boas chances no primeiro tempo. No segundo, voltou a balançar as redes, desta vez com um belo gol de voleio de Igor Gomes. Inofensivo, o Internacional não ameaçou Tiago Volpi até o fim do jogo e segue sem vencer como mandante.


Autor do primeiro gol, Rigoni acabou virando uma preocupação ao ser substituído “É muscular, mas nada grave. Saí só para prevenir. Amanhã (hoje) farei um exame. Era um jogo importante a nós. Precisávamos melhorar. Acredito que fomos muito bem. Muito contente. Esperamos que possamos levantar", disse.

Palmeiras afunda o Grêmio e vira líder

 (crédito: Cesar Greco)
crédito: Cesar Greco

O Palmeiras é o novo líder do Campeonato Brasileiro. Ontem, a equipe se impôs, bateu o Grêmio, por 2 x 0, no Allianz Parque com tranquilidade, chegou aos 22 pontos na ponta da tabela e deixou para trás Bragantino. Afundando em crise e à espera do recém-contratado técnico Luiz Felipe Scolari — contratado até 2022 —, o time gaúcho soma apenas dois pontos em oito jogos e ocupa a lanterna da tabela.

A partida repetiu o enredo de várias atuações do Palmeiras. O time não apresentou um futebol vistoso, mas foi eficiente e preciso. Assim, não deu chance para o adversário. O jogo mal começou e o alviverde estava à frente com 15 segundos. Após vacilo da defesa gremista, a bola desviou em Gustavo Scarpa e sobrou para Raphael Veiga bater cruzado de primeira. Foi o gol mais rápido da história do Allianz Parque, inaugurado em 2014.
O gol precoce caiu como um balde de água fria nas pretensões do Grêmio que, nervoso, falhava em lances bobos, facilitando o trabalho do adversário. O Palmeiras seguiu com o seu ritmo forte de jogo. Não demorou muito e, aos 16 minutos, fez o segundo gol. Destaque para o lindo chapéu de Wesley no começo da jogada e o cruzamento na medida de Matías Viña para Menino, de cabeça, mandar para o fundo da rede.

Como um pugilista combalido, o Grêmio estava entregue, nas cordas. Sem qualquer poder de reação, a equipe só assistiu ao alviverde dominar o jogo trocando passes e, mesmo perdendo chances, garantir o triunfo que valeu a primeira posição do Brasileirão. “O Palmeiras fez um jogo consistente na sua individualidade quando tínhamos que propor o jogo ou defender. Pecamos apenas por não termos feitos mais gols”, advertiu Abel Ferreira.

“A partir do momento que a gente entra em campo e não obtém os resultados, a maior culpa é nossa. O treinador não entra em campo. Agora, é pensar no próximo jogo. Não tem tempo de lamentar”, ressaltou o atacante gremista Douglas Costa.


De olho na recuperação, Corinthians visita a Chapecoense

O Corinthians enfrenta a Chapecoense, às 21h, com dois desafios em mente: melhorar o desempenho ofensivo e encerrar a sequência de três empates no Campeonato Brasileiro. Para isso, aposta no forte poder do sistema defensivo, a grande virtude da equipe de Sylvinho no torneio nacional, e também nos bons resultados conquistados como visitante. O jogo na Arena Condá, em Chapecó (SC), diante de um rival que ainda não venceu e está afundado na zona de rebaixamento, encerra a décima rodada.

O Corinthians, porém, vem de três igualdades no Brasileirão. Jô reconhece que os tropeços recentes incomodam a equipe alvinegra. "A gente teve dois jogos em casa e não foi o que imaginávamos. Devíamos ter feito de quatro a seis pontos e deixamos escapar, acabamos empatando as duas e agora temos de buscar esses pontos fora", afirmou. Uma das qualidades é a atuação defensiva. A zaga, formada pelo João Victor e Gil, só levou sete gols em nove partidas. "Vamos brigar lá em cima", prometeu João Victor. "Depois, vocês vão ver onde vamos terminar o campeonato", acrescentou o jovem defensor alvinegro.

Em busca da primeira vitória na competição nacional, a Chapecoense tem um desfalque certo para o duelo diante do Corinthians. O técnico Jair Ventura não poderá contar com o zagueiro Derlan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No entanto, por outro lado, o time catarinense terá o retorno de Ignacio, este não atuou contra o Bahia por questões contratuais.

Flu vai bem, mas apenas empata no Rio

Um capricho do destino fez com que o Fluminense não conquistasse a segunda vitória seguida no Brasileiro. Ainda sem poder contar com o Maracanã, o tricolor carioca recebeu o Ceará, ontem, em São Januário, e fez uma de suas melhores partidas na competição. Porém, assim como o adversário alvinegro, não conseguiu colocar nenhuma bola na rede e acabou empatando, por 0 x 0. O resultado deixou as duas equipes colocadas na classificação.

O Fluminense até balançou as redes nos primeiros minutos da partida, mas o gol de Caio Paulista acabou anulado pelo árbitro de vídeo por impedimento. Melhor no jogo, o tricolor carioca chegou a acumular boas chances. Também no ataque, o Ceará teve bons momentos. Porém, nenhum deles concretizou as oportunidades em gol. No segundo tempo, o time carioca esbarrou em atuação inspirada do goleiro Richard, que segurou o zero no placar.

Além do resultado inesperado como mandante, o Fluminense teve outra notícia preocupante na partida. Ainda no primeiro tempo, o atacante Fred foi substituído reclamando de muitas dores. O camisa nove do time tricolor deve ser reavaliado, ainda hoje, para saber se terá condições de enfrentar o Cerro Porteño, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores, na próxima terça-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação