O presidente do Defensa y Justicia, José Lemme, disse ontem, em entrevista ao Correio, que seu time prepara logística para enfrentar o Flamengo no Estádio Mané Garrincha, na próxima quarta-feira, mas o clube carioca está com um pé atrás e trabalha com dois planos para o duelo de volta das oitavas de final da Libertadores depois da vitória de ontem, por 1 x 0. no estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela, (matéria ao lado). Motivo: até ontem, o dirigente não havia assinado o pedido de transferência do Flamengo para que a partida saia do Maracanã para o Mané Garrincha. Como a reportagem informou na edição de ontem, é preciso a concordância do Defensa y Justicia para que a Conmebol confirme o confronto na capital do país. Com isso, o Flamengo homologou, ontem, na Secretaria Municipal de Saúde do Rio, pedido para jogar com público de 10% no Maracanã.
Ao Correio, José Lemme confirmou ter sido avisado do interesse do Flamengo. “Fomos informados sobre a mudança do estádio, nada mais”, respondeu o mandatário do atual campeão da Copa Sul-Americana 2020 e da Recopa Sul-Americana 2021, em Brasília, em abril, ao vencer o Palmeiras nos pênaltis na final do torneio continental.
O “nada mais” do dirigente diz respeito à tentativa do Flamengo de realizar a partida de volta pelas oitavas de final da Libertadores com 25% da capacidade do Mané Garrincha — aproximadamente 17.500 torcedores vacinados com dose dupla ou única no caso específico da Janssen. A imunização total precisa ter acontecido, no mínimo, 15 dias antes da partida, ou seja, até 6 de julho.
José Lemme disse à reportagem não ter sido informado sobre essa possibilidade. Primeiro, ele lamentou. “Na verdade, o prejuízo é todo nosso (Defensa y Justicia), que não pudemos jogar com público (na partida de ida , ontem, em Florencio Varela)”. Em seguida, avisou: “Cada um que assuma as suas responsabilidades, mas asseguro que nós não nos assustaremos se tivermos de jogar com público. Esperamos apenas que todos os planetas estejam alinhado e Deus esteja novamente conosco, como naquela noite contra o Palmeiras”, brincou, referindo-se ao título da Recopa Sul-Americana, no Mané.
José Lemme admitiu que o clube planeja a logística até Brasília, considera a viagem longa e descarta a possibilidade de trazer torcedores ao Brasil caso haja presença. “Prefiro que as pessoas fiquem em casa e se cuidem. Estamos com muitos problemas na Argentina”, descartou.
Como o antecipou o Correio, o Flamengo aguarda a publicação no Diário Oficial do DF de hoje, para dar início ao plano de comercialização dos ingressos online. O decreto, inclusive, teria sido assinado ontem. Se o jogo for oficializado pela Conmebol para o Mané Garrincha, os bilhetes serão em QR Code e o acesso à arena será mediante apresentação do cartão de vacinação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Diego Alves e Michael salvam
Renato Gaúcho estreou com vitória no Flamengo. Apesar dos desfalques, o novo técnico rubro-negro arrancou vitória por 1 x 0 sobre o Defensa y Justicia, ontem, no estádio Norberto Tomaghelo, em Florencio Varella, no duelo de ida pelas oitavas de final da Libertadores. Com o resultado, o time carioca terá a vantagem do empate para avançar às quartas e enfrentar o sobreviventes entre Inter e Olimpia do Paraguai.
O gol da vitória foi marcado por Michael pelo segundo jogo consecutivo. Decisivo ao marcar um golaço na virada contra a Chapecoense no último domingo, ele arriscou chute de fora da área e contou com desvio no adversário e viu a bola entrar no ângulo do goleiro Unsain.
A vantagem deu certo alívio ao Flamengo. Desfigurado por causa das ausências de Rodrigo Caio, Diego, Bruno Henrique e Willian Arão; e a saída recente de Gerson, o time foi bastante atacante pelo Defensa y Justicia e contou com uma bela atuação do goleiro Diego Alves para segurar o resultado fora de casa. No fim de semana, o camisa 1 havia falhado no gol da Chapecoense.
Algumas atuações foram abaixo do esperado. De volta da Seleção Brasileira, o ídolo Gabriel Barbosa perdeu um gol que poderia ter dado tranquilidade ao time no segundo tempo. Gabigol finalizou cruzado e o goleiro Unsain usou o pé para evitar o gol.
Renato Gaúcho terá poucos dias para começar a dar a cara dele ao time. No sábado, o Flamengo terá pela frente o Bahia, no estádio Pituaçu, em Salvador, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto de volta com o Defesa y Justicia será na quarta-feira que vem.
Palmeiras bate recorde como visitante
O Palmeiras não repetiu as boas atuações do Campeonato Brasileiro em sua estreia no mata-mata da Libertadores, mas fez o suficiente para derrotar a Universidad Católica, por 1 x 0, na noite de ontem. No estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, a equipe de Abel Ferreira foi pragmática e eficiente para sair do Chile com o triunfo que lhe permite jogar pelo empate quarta-feira que vem, no Allianz Parque. Raphael Veiga, de pênalti, anotou o gol do triunfo do time paulista, cada vez mais cascudo no torneio sul-americano.
O resultado no Chile fez o Palmeiras ultrapassar o River Plate e se isolar como o detentor da maior sequência invicta como visitante da história da Libertadores. São 13 partidas sem perder atuando longe do Allianz Parque, sendo dez vitórias e três empates nesse período. A equipe não perde um jogo do torneio sul-americano desde o dia 2 de abril de 2019, quando levou 1 x 0 do San Lorenzo, em Buenos Aires.
De volta da seleção brasileira, Weverton foi eleito o melhor em campo na vitória. O atual campeão continental encontrou dificuldades e foi mais pragmático do que criativo. No entanto, mostrou eficiência e foi competitivo. Para o goleiro, fez a diferença o "espírito de Libertadores" que a equipe, cada vez mais acostumada a jogar o torneio, incorporou.
"Nos dedicamos muito e esse é o espírito. Esse é o espírito da Libertadores. Espírito vencedor, de guerreiros, que não sofre gols e não dá nada para o adversário. Para ganhar da gente tem que suar muito e mostramos isso hoje aqui", destacou Weverton. "A gente sabe que a Libertadores é uma competição que requer muito espírito, muita luta, muita competitividade. É difícil jogar aqui, é um grande adversário. Os últimos brasileiros que vieram não conseguiram ganhar. Não tem nada definido. Estão com uma boa equipe e nos colocaram dificuldade", acrescentou o jogador.
Weverton fez três boas defesas para segurar o importante resultado em Santiago que permite que o time alviverde possa jogar pelo empate na partida de volta das oitavas de final, no Allianz Parque. Antes do jogo de volta das oitavas da Libertadores, o atual campeão continental tem compromisso pelo Brasileirão. No domingo, às 16 horas, defende sua liderança contra o Atlético-GO, em Goiânia, pela 12ª rodada.
Internacional encara o Olimpia
O Internacional vai tentar repetir nas oitavas de final da Libertadores a força imposta ao Olimpia na fase de grupos. Os dois times se enfrentam pela terceira vez nesta edição da principal competição sul-americana de clubes, às 21h30, em Assunção. Nas duas primeiras, o time gaúcho venceu em ambas as oportunidades. Em Porto Alegre, uma goleada impressionante, por 6 x 1, enquanto, no Paraguai, o triunfo por 1 x 0. Na época, o treinador era o espanhol Miguel Ángel Ramírez, que não suportou a irregularidade da equipe e acabou substituído pelo uruguaio Diego Aguirre.
O elenco adotou uma postura de respeito ao adversário e esquecimento pelos resultados obtidos recentemente. Taison, com dores no tornozelo direito, está fora e sua vaga é disputado por Boschilia e Palacios. Com lesão muscular, Renzo Saravia vai ficar fora do time por um mês e, com isso, a função na lateral-direita será exercida por Heitor. O único setor com todos os titulares é a zaga, que será formada pela dupla Bruno Méndez e Víctor Cuesta, com bela atuação no Gre-Nal do fim de semana pelo Campeonato Brasileiro.