LIBERTADORES

Por assinaturas...

Presidente do Defensa y Justicia diz ao Correio que foi avisado sobre jogo de volta com Flamengo no Mané, mas demora na concordância faz time usar Plano B. Decreto deve liberar público hoje no DF, mas também há pedido no Rio

Marcos Paulo Lima
postado em 15/07/2021 00:52
 (crédito: Gustavo Garello/AFP)
(crédito: Gustavo Garello/AFP)

O presidente do Defensa y Justicia, José Lemme, disse ontem, em entrevista ao Correio, que seu time prepara logística para enfrentar o Flamengo no Estádio Mané Garrincha, na próxima quarta-feira, mas o clube carioca está com um pé atrás e trabalha com dois planos para o duelo de volta das oitavas de final da Libertadores depois da vitória de ontem, por 1 x 0. no estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela, (matéria ao lado). Motivo: até ontem, o dirigente não havia assinado o pedido de transferência do Flamengo para que a partida saia do Maracanã para o Mané Garrincha. Como a reportagem informou na edição de ontem, é preciso a concordância do Defensa y Justicia para que a Conmebol confirme o confronto na capital do país. Com isso, o Flamengo homologou, ontem, na Secretaria Municipal de Saúde do Rio, pedido para jogar com público de 10% no Maracanã.

Ao Correio, José Lemme confirmou ter sido avisado do interesse do Flamengo. “Fomos informados sobre a mudança do estádio, nada mais”, respondeu o mandatário do atual campeão da Copa Sul-Americana 2020 e da Recopa Sul-Americana 2021, em Brasília, em abril, ao vencer o Palmeiras nos pênaltis na final do torneio continental.

O “nada mais” do dirigente diz respeito à tentativa do Flamengo de realizar a partida de volta pelas oitavas de final da Libertadores com 25% da capacidade do Mané Garrincha — aproximadamente 17.500 torcedores vacinados com dose dupla ou única no caso específico da Janssen. A imunização total precisa ter acontecido, no mínimo, 15 dias antes da partida, ou seja, até 6 de julho.

José Lemme disse à reportagem não ter sido informado sobre essa possibilidade. Primeiro, ele lamentou. “Na verdade, o prejuízo é todo nosso (Defensa y Justicia), que não pudemos jogar com público (na partida de ida , ontem, em Florencio Varela)”. Em seguida, avisou: “Cada um que assuma as suas responsabilidades, mas asseguro que nós não nos assustaremos se tivermos de jogar com público. Esperamos apenas que todos os planetas estejam alinhado e Deus esteja novamente conosco, como naquela noite contra o Palmeiras”, brincou, referindo-se ao título da Recopa Sul-Americana, no Mané.

José Lemme admitiu que o clube planeja a logística até Brasília, considera a viagem longa e descarta a possibilidade de trazer torcedores ao Brasil caso haja presença. “Prefiro que as pessoas fiquem em casa e se cuidem. Estamos com muitos problemas na Argentina”, descartou.

Como o antecipou o Correio, o Flamengo aguarda a publicação no Diário Oficial do DF de hoje, para dar início ao plano de comercialização dos ingressos online. O decreto, inclusive, teria sido assinado ontem. Se o jogo for oficializado pela Conmebol para o Mané Garrincha, os bilhetes serão em QR Code e o acesso à arena será mediante apresentação do cartão de vacinação.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Diego Alves e Michael salvam

Renato Gaúcho estreou com vitória no Flamengo. Apesar dos desfalques, o novo técnico rubro-negro arrancou vitória por 1 x 0 sobre o Defensa y Justicia, ontem, no estádio Norberto Tomaghelo, em Florencio Varella, no duelo de ida pelas oitavas de final da Libertadores. Com o resultado, o time carioca terá a vantagem do empate para avançar às quartas e enfrentar o sobreviventes entre Inter e Olimpia do Paraguai.

O gol da vitória foi marcado por Michael pelo segundo jogo consecutivo. Decisivo ao marcar um golaço na virada contra a Chapecoense no último domingo, ele arriscou chute de fora da área e contou com desvio no adversário e viu a bola entrar no ângulo do goleiro Unsain.

A vantagem deu certo alívio ao Flamengo. Desfigurado por causa das ausências de Rodrigo Caio, Diego, Bruno Henrique e Willian Arão; e a saída recente de Gerson, o time foi bastante atacante pelo Defensa y Justicia e contou com uma bela atuação do goleiro Diego Alves para segurar o resultado fora de casa. No fim de semana, o camisa 1 havia falhado no gol da Chapecoense.

Algumas atuações foram abaixo do esperado. De volta da Seleção Brasileira, o ídolo Gabriel Barbosa perdeu um gol que poderia ter dado tranquilidade ao time no segundo tempo. Gabigol finalizou cruzado e o goleiro Unsain usou o pé para evitar o gol.

Renato Gaúcho terá poucos dias para começar a dar a cara dele ao time. No sábado, o Flamengo terá pela frente o Bahia, no estádio Pituaçu, em Salvador, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto de volta com o Defesa y Justicia será na quarta-feira que vem.

Palmeiras bate recorde como visitante

 (crédito: Pablo Sanhueza/AFP)
crédito: Pablo Sanhueza/AFP

O Palmeiras não repetiu as boas atuações do Campeonato Brasileiro em sua estreia no mata-mata da Libertadores, mas fez o suficiente para derrotar a Universidad Católica, por 1 x 0, na noite de ontem. No estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, a equipe de Abel Ferreira foi pragmática e eficiente para sair do Chile com o triunfo que lhe permite jogar pelo empate quarta-feira que vem, no Allianz Parque. Raphael Veiga, de pênalti, anotou o gol do triunfo do time paulista, cada vez mais cascudo no torneio sul-americano.

O resultado no Chile fez o Palmeiras ultrapassar o River Plate e se isolar como o detentor da maior sequência invicta como visitante da história da Libertadores. São 13 partidas sem perder atuando longe do Allianz Parque, sendo dez vitórias e três empates nesse período. A equipe não perde um jogo do torneio sul-americano desde o dia 2 de abril de 2019, quando levou 1 x 0 do San Lorenzo, em Buenos Aires.

De volta da seleção brasileira, Weverton foi eleito o melhor em campo na vitória. O atual campeão continental encontrou dificuldades e foi mais pragmático do que criativo. No entanto, mostrou eficiência e foi competitivo. Para o goleiro, fez a diferença o "espírito de Libertadores" que a equipe, cada vez mais acostumada a jogar o torneio, incorporou.

"Nos dedicamos muito e esse é o espírito. Esse é o espírito da Libertadores. Espírito vencedor, de guerreiros, que não sofre gols e não dá nada para o adversário. Para ganhar da gente tem que suar muito e mostramos isso hoje aqui", destacou Weverton. "A gente sabe que a Libertadores é uma competição que requer muito espírito, muita luta, muita competitividade. É difícil jogar aqui, é um grande adversário. Os últimos brasileiros que vieram não conseguiram ganhar. Não tem nada definido. Estão com uma boa equipe e nos colocaram dificuldade", acrescentou o jogador.

Weverton fez três boas defesas para segurar o importante resultado em Santiago que permite que o time alviverde possa jogar pelo empate na partida de volta das oitavas de final, no Allianz Parque. Antes do jogo de volta das oitavas da Libertadores, o atual campeão continental tem compromisso pelo Brasileirão. No domingo, às 16 horas, defende sua liderança contra o Atlético-GO, em Goiânia, pela 12ª rodada.


Internacional encara o Olimpia

 (crédito: Ricardo Duarte/Internacional.)
crédito: Ricardo Duarte/Internacional.

O Internacional vai tentar repetir nas oitavas de final da Libertadores a força imposta ao Olimpia na fase de grupos. Os dois times se enfrentam pela terceira vez nesta edição da principal competição sul-americana de clubes, às 21h30, em Assunção. Nas duas primeiras, o time gaúcho venceu em ambas as oportunidades. Em Porto Alegre, uma goleada impressionante, por 6 x 1, enquanto, no Paraguai, o triunfo por 1 x 0. Na época, o treinador era o espanhol Miguel Ángel Ramírez, que não suportou a irregularidade da equipe e acabou substituído pelo uruguaio Diego Aguirre.

O elenco adotou uma postura de respeito ao adversário e esquecimento pelos resultados obtidos recentemente. Taison, com dores no tornozelo direito, está fora e sua vaga é disputado por Boschilia e Palacios. Com lesão muscular, Renzo Saravia vai ficar fora do time por um mês e, com isso, a função na lateral-direita será exercida por Heitor. O único setor com todos os titulares é a zaga, que será formada pela dupla Bruno Méndez e Víctor Cuesta, com bela atuação no Gre-Nal do fim de semana pelo Campeonato Brasileiro.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação