OLIMPÍADA

Forças Armadas turbinam medalhas no Brasil e na Itália

Trinta por cento dos atletas do Brasil em Tóquio são vinculados ao exército, marinha ou aeronáutica. Presença de militares na delegação de concorrentes como a Itália chega a 70%

Marcos Paulo Lima
postado em 20/07/2021 10:56
Alison e Bruno Schmidt ganham medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro -  (crédito:  AFP / Yasuyoshi Chiba)
Alison e Bruno Schmidt ganham medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro - (crédito: AFP / Yasuyoshi Chiba)

O ritual se repete nas competições de alto rendimento. O atleta sobe ao pódio e presta continência. Não será diferente a partir da cerimônia de abertura da Olimpíada nesta sexta-feira. Dos 303 atletas do Time Brasil classificados para os Jogos de Tóquio-2020, adiados em um ano devido à pandemia do novo coronavírus, 91 são militares — o equivalente a 30% da delegação. Todos fazem parte do Programa Atleta de Alto Rendimento (PAAR) e competirão em 20 das 46 modalidades previstas na agenda do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Segundo dados do Ministério da Defesa, o investimento em atletas olímpicos de alto rendimento é de R$ 38,3 milhões por ano. Consequentemente, os beneficiados usam instalações esportivas em organizações militares das Forças Armadas: o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) da Marinha; o Centro de Capacitação Física (CCFEx) e o Complexo Esportivo de Deodoro, ambos do Exército; e a Universidade da Força Aérea (Unifa), da Aeronáutica. Além do soldo, como é chamado o salário, os atletas militares têm direito a assistência médica, incluindo nutricionistas e fisioterapeutas.

Entre os atletas das forças armadas com chances de medalha estão, por exemplo, a pugilista Beatriz Ferreira, terceiro-argento da Marinha. A canoagem aposta em Ana Sátila, terceiro-sargento da Força Aérea Brasileira. Os ginastas Arthur Zanetti e o xará Nori também pertencem ao quadro da FAB. Esperança na maratona aquática, Ana Marcela é vinculada à Marinha. O brasiliense Bruno Schmidt e seu parceiro Evandro Júnior no vôlei de praia também representam a Marinha nos Jogos Olímpicos.

A expectativa, em Tóquio, é por um desempenho superior ao registrado nos Jogos do Rio-2016. Na última edição, os militares foram responsáveis por 13 das 19 medalhas conquistadas pelo Brasil, o equivalente a 68% dos pódios. No balanço anterior, superou Londres-2012. No entanto, a quantidade de militares em Tóquio (91) é inferior aos 145 registrados em 2016. À época, eles também competiram em mais modalidades — 27 contra 20 neste ano. Em termos percentuais, a presença de militares no Time Brasil é a mesma de cinco anos atrás.

O projeto teve início visando os Jogos Mundiais Militares de 2011, nos quais o Brasil terminou na liderança do quadro de medalhas, com 114 láureas, sendo 45 de ouro. Um ano depois, nos Jogos de Londres-2012, o número de atletas olímpicos vinculados ao programa era de 51. Cinco subiram ao pódio na Inglaterra, com o ouro da judoca Sarah Menezes, e os bronzes dos também judocas Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva, e da pentatleta Yane Marques.

Sucesso italiano

O investimento das Forças Armadas do Brasil em esportistas olímpicos é alto, mas pequeno na comparação, por exemplo, com a sexta maior potência olímpica da história. A Itália levou 384 atletas ao Japão. Do total, 265 são militares, o equivalente a 70% da delegação. Eles são vinculados ao exército, marinha, aeronáutica e às polícias do país europeu.

O grupo Fiamme Oro, por exemplo, ligado à Polícia de Estado, é representado por 69 atletas. Uma delas é Jessica Rossi. A estrela do tiro esportivo conduzirá a bandeira do Itália na cerimônia de abertura desta sexta-feira, no Estádio Olímpico. O Chamas Douradas também emprega Gregorio Paltrineri (natação) e Longo Borghini (ciclismo de estrada).

Outros órgãos de segurança, como a Fiamme Gialle (Chamas Amarelas) enviaram a Tóquio 48 atletas. O órgão é equivalente à Polícia Federal no Brasil. O Exército conta com 46 atletas, o Arma dos Carabineiros tem 38, a Aeronáutica 26 e a Polícia Penitenciária outros 20. Marinha e Corpo de Bombeiros também colaboram com a Itália nos Jogos de Tóquio.

O investimento deu retorno impressionante há cinco anos. Dos 28 pódios da Itália nos Jogos do Rio-2016, 22 tiveram a presença de atletas militares ou policiais, o equivalente a 48,6%. O país conquistou oito medalhas de ouro, 12 de prata e 8 de bronze, ou seja, 28 no total. Sete ouros, oito pratas e sete bronzes tiveram atletas das forças de segurança como protagonistas.

Assim como no Brasil, os atletas italianos recebem salários de acordo com a política de remuneração de cada patente e todos os benefícios da profissão. No caso específico da Itália, há um controle rígido do alto rendimento, com testes de desempenho a cada dois anos. Há risco, inclusive, de deixar o programa.

Saiba mais

As 13 medalhas militares do Brasil nos Jogos do Rio-2016
» Marinha
Rafaela Silva (ouro no judô)
Mayra Aguiar (bronze no judô)
Maicon Siqueira (bronze no taekwondo)
Robson Conceição (ouro no boxe)
Martine Grael e Kahena Kunze (ouro na vela)
Alison e Bruno (ouro no vôlei de praia)
Ágatha e Bárbara (prata no vôlei de praia)

» Exército
Felipe Wu (prata no tiro esportivo)
Poliana Okimoto (bronze na maratona aquática)
Rafael Silva (bronze no judô)

» Força Aérea Brasileira
Arthur Nory (bronze na ginástica artística)
Arthur Zanetti (prata na ginástica artística)
Thiago Braz (ouro no atletismo)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação