FUTEBOL

Reinier é primeiro brasiliense a entrar em cena nas Olimpíadas de Tóquio

Caçula da seleção olímpica, Reinier é o primeiro brasiliense a entrar em cena nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Aos 19 anos, o meia mantém uma tradição que já teve Lúcio e o medalhista de ouro Felipe Anderson no evento

Júlia Mano*
postado em 22/07/2021 06:00
Reinier entrou em campo no último amistoso e fez gol -  (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
Reinier entrou em campo no último amistoso e fez gol - (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Reinier Jesus Carvalho pode ser o primeiro representante do Distrito Federal a entrar em cena nos Jogos de Tóquio-2020, adiados em um ano devido à pandemia, e com cerimônia de abertura oficial marcada para esta sexta-feira. Aos 19 anos, o menino criado no Guará honrará uma tradição candanga no esporte mais popular do mundo. A cidade teve pelo menos um representante no elenco nas edições disputadas desde 2000. Depois do zagueiro Lúcio (Sydney-2000), do volante mineiro radicado em Brasília Sandro (Londres-2012) e do meia Felipe Anderson (Rio-2016), Reinier é um do reservas de luxo do técnico André Jardine para a estreia contra a Alemanha, às 8h30 (de Brasília), no Estádio Internacional de Yokohama. Ali, a Seleção conquistou o penta na Copa do Mundo de 2002.

Cria do Guará, Reinier é o terceiro jogador nascido no Distrito Federal a estrear em Olimpíadas. Mesmo com a pouca idade, o meia acumula os títulos da Copa Libertadores e do Brasileirão pelo Flamengo, ambos em 2019; e a Copa da Alemanha na temporada recém-encerrada com a camisa do Borussia Dortmund. Agora, ele busca colocar no currículo a medalha de ouro olímpica. Atual campeão, o Brasil briga pelo bi. No século, somente a Argentina conseguiu esse feito nas edições de Atenas-2004 e Pequim-2008.

O Brasil está no Grupo D do torneio masculino. Disputa duas vagas às quartas com Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita. Os adversários na próxima fase sairão de uma chave com adversários campeões olímpicos. O Grupo C tem Argentina (2004 e 2008), Espanha (1992) e os azarões Egito e Austrália.

Há 21 anos, o zagueiro Lúcio foi o primeiro brasiliense a disputar o torneio masculino de futebol na Olimpíada. Assim como Reinier, o zagueiro começou no banco. Vanderlei Luxemburgo só o colocou em campo no jogo das quartas de final. Camarões eliminou o Brasil por 2 x 1 e partiu rumo à conquista do inédito ouro.

Lúcio saiu de Planaltina para iniciar a carreira e aposentou-se no Distito Federal com a camisa do Brasiliense. A Olimpíada de Sydney-2000 contribuiu para que ele se firmasse na Seleção. Foi titular na conquista da Copa de 2002 e capitão do Brasil no tri da Copa das Confederações, em 2009. Fez, inclusive, o gol do título canarinho.

Em Londres-2012, o Distrito Federal teve um representante postiço na Olimpíada. Nascido em Riachinho (MG) e criado em Planaltina, o volante Sandro, ex-Internacional e Tottenham, começou no Gama e amargou a prata na final contra o México, em Wembley.

Há cinco anos, Felipe Anderson começou a campanha da inédita medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016 como titular, no Mané Garrincha. O meia de Santa Maria, com passagem pelo Coritiba, Lazio, West Ham e Porto foi convocado pelo técnico Rogério Micale para as Olimpíadas do Rio-2016. O time liderado por Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel Barbosa entrou para a história como o primeiro a conquistar o ouro.

Negociado pelo Flamengo com o Real Madrid por 30 milhões de euros em 2019, Reinier entrou em campo no lugar de Paulinho no último amistoso antes da estreia na Olimpíada e balançou a rede da goleada por 5 x 2 sobre os Emirados Árabes Unidos, na Sérvia. O brasiliense é o caçula do elenco. O único com menos de 20 anos.

* Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação