Olimpíada

Primeira medalha do Brasil vem do skate: Kelvin Hoefler ganha prata!

Atleta paulista de 28 anos brilha no primeiro dia de competições da modalidade estreante em Tóquio e abre a contagem do Brasil no quadro de medalhas; brasiliense Bochecha fica fora da final e termina em 14º lugar

Marcos Paulo Lima
postado em 25/07/2021 01:38 / atualizado em 25/07/2021 01:58
Kelvin Hoefler fez o suficiente para ficar entre os oito e avançar à final e cresceu na decisão do título, colocando pressão nos concorrentes -  (crédito: Martin Bernetti/AFP)
Kelvin Hoefler fez o suficiente para ficar entre os oito e avançar à final e cresceu na decisão do título, colocando pressão nos concorrentes - (crédito: Martin Bernetti/AFP)

Paulista de Itanhaém, Kelvin Hoefler é o primeiro medalhista do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele conquistou a prata no início da madrugada deste domingo, início de tarde no Japão, no street masculino. Campeão mundial em 2015 e quarto colocado em 2019 e 2021, Kelvin começou a andar de skate dentro de casa: saía da cozinha e ia até a garagem, passando na frente da televisão da sala. Algum tempo depois, o pai improvisou uma mini rampa no quintal da casa em que moravam. Hoefler liderou a maior parte da decisão do título até ser superado por uma sequência de notas altíssimas do japonês Yuto Horigomi na fase das manobras únicas: 37,18 pontos contra 36,15 de Hoefler. O bronze ficou com o norte-americano Jagger Eaton (35,35). 

Aos 28 anos, Kelvin Hoefler foi o único brasileiro entre os oito finalistas no Parque Esportivo Urbano de Ariake. Avançou em quarto lugar com média de 34,69. Na decisão, cada um teve direito a duas voltas de 45 segundos e a cinco manobras, uma espécie de tudo ou nada na qual o erro era penalizado com nota zero.

Os atletas receberam sete menções dos jurados. Das sete, contaram apenas as quatro maiores para a classificação final.O brasileiro foi o melhor nas duas primeiras passagens, mas cometeu três erros nas cinco manobras finais e foi ultrapassado pelo pelo japonês Yuto Horigomi (ouro), protagonista das notas mais altas na reta final.

Alem de Horigomi e Jagger Eaton, Hoefler teve como adversários na finalíssima os franceses Aurelien Girauld e Vincent Miou; o norte-americano Nyjah Houston, o peruano Angelo Narvaez e o português Gustavo Ribeiro.   

O brasiliense Felipe Gustavo também competiu no street masculino. Fez história ao ser o primeiro atleta a dropar no skate na história dos Jogos Olímpicos, mas foi prejudicado por quatro quedas na categoria street, terminou em 14º lugar e ficou fora da lista dos oito finalistas. Outro brasileiro na disputa foi Giovanni Vianna. Ele terminou a fase classificatória na 12ª posição e também foi eliminado. 

MENINO DE PRATA
Nome: Kelvin Hoefler
Nascimento: 10/2/1993
Local: Itanhaém (SP)
Esporte: Skate
Modalidade: Street
Altura: 1,75m
Peso: 78kg

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação