A noite de segunda-feira (26/7) - ou manhã, no caso do fuso horário do Brasil - foi de classificação brasileira na natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O sul-mato-grossense Leonardo de Deus alcançou índice e avançou para a etapa de semifinal nos 200m borboleta. Por outro lado, no feminino, Viviane Jungblut e Beatriz Dizotti foram eliminadas nos 1.500m livre feminino.
Leonardo de Deus entrou na piscina na quarta bateria, onde fez o segundo melhor tempo, e avançou ao fazer o terceiro melhor tempo geral entre os competidores nas eliminatórias. Ele terminou a prova em 1:54.83. O húngaro Kristof Milak, recordista mundial, fez jus ao favoritismo e passou com o melhor tempo da etapa semifinal: 1:53.58.
Ao fim das eliminatórias da modalidade em Tóquio, em entrevista à TV Globo, o brasileiro vibrou pela classificação com o melhor tempo de toda a sua carreira na natação. "Segundo passo foi feito, classificamos. Prova foi muito forte. Estava vendo que tinha que fazer força. Nadei com o melhor tempo da minha vida, mas agora é descansar. Nada de comemorar", disse Leonardo de Deus.
O brasileiro voltará à piscina em busca de um lugar na final da modalidade ainda nesta segunda-feira (21/7), a partir das 22h, horário de Brasília, quando serão disputadas as semifinais dos 200m borboleta, no Centro Aquático de Tóquio. No mesmo horário, Fernando Scheffer tentará um lugar na decisão dos 200m livre.
NA SEMIFINAL!
Leo de Deus está classificado para as semifinais dos 200m borboleta. Com sua melhor marca pessoal: 1m54s83. A marca lhe rendeu o terceiro melhor tempo das eliminatórias da prova.
O dia também teve:
1500m livre
Viviane Jungblut – 16m21s29
Beatriz Dizotti – 16m29s37 pic.twitter.com/HWyOOMKFrY— CBDA (@CBDAoficial) July 26, 2021
Não deu no 1.500m livre
Mesmo participando com duas representantes, o Brasil ficou de fora da final olímpica dos 1.500m livre. Estreando em Jogos Olímpicos, Viviane Jungblut foi a quarta colocada na sua série das eliminatórias, com 16:21.29. Beatriz Dizotti ficou em segundo na sua bateria com 16:29.37, mas o tempo não foi suficiente para elas garantirem um lugar para o país na briga por medalhas. Katie Ledecky, dos Estados Unidos, fez 15:35.35 e liderou as semifinais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.