Futebol

Brasil vê Espanha eliminar Argentina e enfrentará o Egito nas quartas

Confronto valendo vaga na semifinal será no sábado, às 7h, em Saitama. Seleção de André Jardine perdeu para os Faraós um amistoso disputado em novembro do ano passado, mas o elenco era totalmente diferente

Marcos Paulo Lima
postado em 28/07/2021 10:11 / atualizado em 28/07/2021 10:38
Richarlison e companhia terão pela frente o Egito nas quartas de final: brasileiro fez dois gols na vitória sobre a Arábia Saudita -  (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
Richarlison e companhia terão pela frente o Egito nas quartas de final: brasileiro fez dois gols na vitória sobre a Arábia Saudita - (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Depois de vencer a Arábia por 3 x 1 no início da manhã desta quarta-feira no Brasil, início de noite no Japão, e confirmar o primeiro lugar no Grupo D do torneio masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Seleção já conhece o adversário nas quartas de final. O duelo de sábado, às 7h (de Brasilia), será o Egito, no Saitama Stadium, em Saitana. A partida está marcada para a mesma arena em que os comandados de André Jardine derrotaram os sauditas. Quem avançar pega Coreia do Sul ou México na semifinal. A outra chave ficou com os confrontos Espanha x Costa do Marfim e Coreia do Sul x México. Portanto, os favoritos Espanha e Brasil só podem se encontrar na decisão do ouro ou do bronze. 

O Grupo C estava embolado. Espanha, Argentina, Austrália e Egito chegaram à última rodada com chance de classificação. Ouro em Barcelona-1992, a Espanha empatou com a bicampeã Argentina (Atenas-2004 e Pequim-2008), avançou em primeiro lugar e os mandou hermanos de volta para a casa. Os jogadores do Brasil, inclusive, permaneceram no Saitama Stadium para assistir ao jogo na arquibancada. Paralelamente, o Egito, que havia iniciado a última rodada na lanterna da chave, derrotava a Austrália por 2 x 0 e confirmava presença nas quartas de final.

A partida contra o Egito não é inédita na história dos Jogos Olímpicos. Os dois países se enfrentaram na edição de Londres-2012. O Brasil venceu por 3 x 2 na estreia do time de Mano Menezes naquela edição. Neste ciclo olímpico, a Seleção liderada por André Jardine perdeu amistoso para o Egito por 2 x 1, em novembro do ano passado, no Cairo.

O Brasil daquele amistoso era totalmente diferente. Dos jogadores levados a Tóquio, apenas Reinier e Matheus Henrique eram titulares. Portanto, agora, o grupo é outro.

Depois da partida desta quarta-feira, o técnico André Jardine falou sobre o duelo das quartas de final. Até então, ele não sabia quem seria o adversário, mas mas advertiu que qualquer um dos quatro representaria dificuldade para os atuais campeões olímpicos.

"Se a gente analisar as três partidas que fizemos na primeira fase, a gente percebe que a camisa por si só não joga", adverte o treinador. "As seleções com menos tradição fizeram jogos tão difíceis e duros quanto a Alemanha. Fizemos uma grande estreia, talvez a melhor atuação, no primeiro jogo, contra o time de mais tradição", ponderou.

Segundo ele, há um pré-requisito para o sucesso nas semifinais. "O segredo é o que a gente vem falando desde a primeira partida, respeitar todo mundo da mesma maneira, nos preparar demais, estudar o adversário em todos os seus detalhes e focar muito na gente, no nosso espírito, nossa maneira de jogar, e dar condição à equipe de se impor contra o adversário, independente de quem seja, que prevaleça a seleção brasileira, suas ideias e seus jogadores. Que respeite todo mundo, mas se imponha no jogo", comentou Jardine.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação