Não faz nem 18 meses que, preocupado com seu treinamento para a Olimpíada de Tóquio, em plena quarentena por causa do coronavírus, o nadador britânico Matthew Richards decidiu comprar uma piscina de lona para treinar no quintal de casa.
Por isso, não é difícil imaginar a emoção dos seus pais quando, na quarta (28), ele ganhou medalha de ouro na prova de modalidade livre por equipes nos 200 metros, quase quebrando o recorde mundial.
Ele e seu companheiro de equipe Calum Jarvis se tornaram os primeiros galeses a vencer uma competição olímpica desde 1912. "Estamos muito felizes por ele, pela equipe... É um momento surreal", disse Amanda, mãe de Richards.
Ele contou que sofreu muito assistindo a prova e que foi um alívio quando tudo terminou. "Eu já tive quartas-feiras piores", brincou Simon, pai do nadador.
Richards tem 18 anos e sua participação nessa prova, junto com Duncan Scott, James Guy e o duas vezes campeão olímpico Tome Dean, foi sua estreia numa Olimpíada.
Jardim olímpico
O pai de Richards destaca que o período de lockdown no Reino Unido foi "realmente difícil" para seu filho, porque as piscinas ficaram fechadas e ele não pode treinar. "A ideia de não saber quando poderia voltar à água foi um problema real para ele."
Após ver pela internet que um nadador holandês de águas abertas havia comprado uma piscina de lona, Simon e Amanda decidiram fazer o mesmo para o filho.
A piscina que compraram tinha três metros de largura, cinco de comprimento e um metro de profundidade, e foi instalada no jardim dos fundos da casa.
"Ajustamos umas cordas elásticas na parede da garagem e ele ficava ali, nadando por horas e horas, na sua roupa de neoprene, para não perder o contato com a água", disse o pai do jovem nadador.
"Isso o ajudou psicologicamente", acrescenta a mãe de Richards.
Orgulho do País de Gales
Richards nasceu na cidade de Worcester e vive em Bath, na Inglaterra, mas está registrado como galês porque o pai dele nasceu em Cardiff, capital do País de Gales.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.