Público nos estádios

CBF vai recorrer da decisão do STJD que libera público em partidas do Flamengo

A resolução do tribunal desportivo contempla apenas os jogos do rubro-negro como mandante na Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, organizados pela própria confederação nacional

Victor Parrini*
postado em 04/08/2021 21:16 / atualizado em 04/08/2021 21:44
 (crédito: Alexandre Vidal/Flamengo)
(crédito: Alexandre Vidal/Flamengo)

Os bastidores que envolvem o retorno do público aos estádios seguem movimentados. Na tarde desta quarta-feira (4/8), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou o pedido do Flamengo para contar com a presença de seus torcedores em competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. A solicitação foi aceita pela corte, porém, horas depois, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que irá recorrer à decisão, pois descumpre um acordo firmado entre os clubes em março.

No despacho favorável ao clube da Gávea, o presidente do STJD, Otávio Noronha, frisou que a presença de público deve respeitar a carga máxima imposta pela prefeitura do Rio de Janeiro, além do cumprimento de todas as medidas de segurança previstas.

Nada satisfeita com o pedido do Flamengo e a decisão da corte desportiva, a entidade máxima do futebol nacional ressaltou em nota, que o processo desrespeita um acordo firmado pelo equipe rubro-negra e demais do futebol brasileiro em 24 de março. “O pedido do C.R. Flamengo e a decisão proferida contrariam deliberação tomada pelos Clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A”, diz trecho.

É importante ressaltar que as partidas da Libertadores e Copa Sul-Americana já podem ser realizadas com a presença do público. O Flamengo, inclusive, mandou o confronto de volta das oitavas de final contra o Defensa y Justicia no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A goleada por 4 x 1 foi testemunhada por 5500 torcedores.

Repetindo a dose, os cariocas retornam à capital federal para mais uma partida com espectadores. No dia 18 de agosto, às 19h15, a principal arena candanga recebe o duelo entre o atual bicampeão brasileiro e Olimpia, do Paraguai, pelo segundo jogo das quartas de final do torneio continental.

Confira a nota da CBF na íntegra:

A respeito da liberação de público autorizada, em caráter liminar, pelo STJD do Futebol nas partidas de mando do Clube de Regatas do Flamengo no Campeonato Brasileiro da Série A 2021, a CBF esclarece que:

1. O pedido do C.R. Flamengo e a decisão proferida contrariam deliberação tomada pelos Clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A, ocorrida em 24 de março de 2021 que, dentre outras questões, vedou a presença de público nos estádios até nova apreciação do assunto pelos Clubes. Tal vedação é objeto de Diretriz Técnica que integra expressamente o Regulamento Específico da Competição.

2. Resolveram os Clubes, também, que nova apreciação da matéria somente ocorreria com a melhora dos índices epidemiológicos nas cidades-sede dos clubes participantes e desde que aprovado pelas autoridades sanitárias locais, em quantidade que garantisse a manutenção do equilíbrio técnico da competição.

3. Desde a temporada 2020, a Comissão Médica Especial da CBF implementou e vem aperfeiçoando continuamente seu protocolo sanitário para garantir a segurança de todos os envolvidos nas partidas de futebol.

4. A partir da melhora dos índices da pandemia e da liberação de várias atividades nos municípios, referida Comissão desenvolveu protocolo específico para o retorno do público aos estádios, com projeto piloto a ser implantado a partir das quartas de final da Copa do Brasil, conforme amplamente divulgado pela imprensa, sempre zelando e priorizando a proteção à saúde da população. Qualquer partida realizada com público em desconformidade com tal planejamento inspira grande preocupação.

5. A CBF apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores.

 *Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação