Esportes

Paralimpíadas: o médico judeu que fugiu do nazismo e está por trás da origem do evento

Guttmann promoveu as primeiras competições públicas para pessoas com deficiência na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 1948

BBC
BBC Geral
postado em 13/08/2021 17:56

Um médico judeu que escapou da Alemanha nazista está na origem da Paralimpíada, evento que começa em 24 de agosto em Tóquio, no Japão.

Ludwig Guttmann ajudou a fundar e comandou a divisão de tratamento de lesões de coluna no hospital de Stoke Mandeville, na Grã-Bretanha.

Lá, muitos dos pacientes eram ex-combatentes de guerra e Ludwig usou o esporte para mudar suas vidas.

"Nós começamos com ex-soldados, ainda durante a guerra, primeiro com jogos simples, como dardo, sinuca e uma espécie de boliche", disse o alemão naturalizado britânico em imagens de arquivo da BBC. Ele morreu em 1980.

"Aí vi como aqueles homens reagiam, não apenas fisicamente, mas psicologicamente."

Guttmann promoveu as primeiras competições públicas para pessoas com deficiência na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 1948.

Nos anos 1960, essas práticas foram incorporadas aos Jogos Olímpicos. Nasciam, assim, as Paralimpíadas.

'Rígido' e carinhoso

Guttmann comandou a divisão de tratamento de lesões de coluna em hospital britânico
BBC
Guttmann comandou a divisão de tratamento de lesões de coluna em hospital britânico

O tenista de mesa Philip Lewis, que participou das Paralimpíadas de 1962, disse à BBC que Ludwig era "um tanto rígido com sua equipe e com os atletas".

"Mas por trás de tudo havia aquele enorme carinho. Ele fazia você perceber que ele queria o melhor e que você tinha que encontrar um caminho."

Uma das maiores atletas paralímpicas britânicas, Grey Thompson afirmou, em entrevista à BBC, que pessoas com deficiência têm uma dívida com o médico.

"Ele acreditava que nós deveríamos viver uma vida normal. E foi persistente num tempo em que as pessoas provavelmente imaginavam que ele fosse um tanto louco por acreditar que portadores de deficiência poderiam ser ativos."


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC