OBITUÁRIO

Futebol alemão em luto por um dos maiores artilheiros de sua história

O universo esportivo perdeu, ontem, o terceiro maior artilheiro da história da Copa do Mundo. Gerd Müller faleceu aos 75 anos

Correio Braziliense
postado em 16/08/2021 06:00
 (crédito: STAFF / AFP - 7/7/74 )
(crédito: STAFF / AFP - 7/7/74 )

O universo esportivo perdeu, ontem, o terceiro maior artilheiro da história da Copa do Mundo e um dos maiores nomes do futebol alemão. Gerd Müller faleceu aos 75 anos. A notícia foi divulgada pelo Bayern de Munique, antigo clube do atacante, mas a causa da morte ainda não é conhecida. Em 2015, ele havia sido diagnosticado com Alzheimer. Os números mostram a grandeza de Müller. Com a camisa do Bayern, Gerd marcou 566 gols em 607 jogos oficiais, sendo 365 no Campeonato Alemão, o que o deixou no topo da artilharia da história da competição. Pela seleção, ele marcou mais gols do que fez partidas: foram 68 gols em 62 jogos.

A sala de troféus do ídolo do futebol alemão tem três Taças dos Campeões Europeus, uma Taça das Taças, uma Taça Intercontinental, quatro campeonatos e quatro Taças da Alemanha, além do Europeu de 1972 e o Mundial de 1974. A carreira, que se iniciou em 1961, ganhou destaque nas 14 temporadas e meia em que ele defendeu o Bayern de Munique. Após um fim de ciclo nos Estados Unidos, no Fort Lauderdale Strikers, Müller se aposentou dos gramados e atuou como treinador-assistente do time B do Bayern.

A Associação de Futebol da Alemanha (DFB) lamentou a per do “maior goleador alemão de todos os tempos”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Curtas Esportes

» Virada e subida
O Bahia saiu na frente do Atlético-GO com gol do artilheiro Gilberto, mas levou a virada. O jogo acabou 2x1 para o Atlético-GO, que subiu para a sétima posição e colou no G-6.


» Fora da degola
A rodada de ontem também promoveu substituição no Z-4. O Cuiabá venceu o Athletico por 1x0, na Arena Pantanal, e deixou a degola, empurrando o Sport para a 17ª posição.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação