Natação paralímpica

Conheça Gabrielzinho, primeiro medalhista do Brasil nas Paralimpíadas

Aos 19 anos, o mineirinho Gabriel Araújo conquistou a medalha de prata na natação e abriu a contagem do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020

Maíra Nunes
postado em 25/08/2021 16:16 / atualizado em 25/08/2021 16:18
Prata nos 100m costas S2, Gabriel Araújo até dançou no pódio dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 -  (crédito: Ale Cabral/CPB)
Prata nos 100m costas S2, Gabriel Araújo até dançou no pódio dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 - (crédito: Ale Cabral/CPB)

O responsável pela primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 esbanja um sorriso largo e muito molejo. Gabriel Araújo mostrou isso ao ser o segundo nadador mais veloz dos 100m costas da classe S2, com o tempo de 2min02s47, na madrugada desta quarta-feira (25/8), e comemorar o feito com dancinha em cima do pódio no Centro Aquático da capital japonesa.

Gabrielzinho, como é carinhosamente chamado, tem focomelia, uma doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas. Mineiro de Santa Luzia, ele cresceu em Corinto e começou a praticar a natação por meio de um professor de Educação Física da escola onde estudava, se inserindo no meio competitivo pelos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Aos 17 anos, Gabriel disputou a primeira grande competição da carreira e conquistou quatro medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019: ouro nos 50 e 100m livre e bronze nos 50m costas e nos 50m borboleta.

Atleta do clube Bom Pastor, em Juíz de Fora (MG), Gabriel avisa que não chega nos campeonatos para brincar. Se bem que a comemoração, depois de fazer o dever de casa, é liberada. “Eu saio da minha cidade para ganhar medalhas e para dançar”, brinca o nadador. Presença marcante no TikTok, ele é acompanhado de uma alegre contagiante por onde passa.

Torcedor do Cruzeiro, o mineirinho foi homenageado pelo time do coração nas redes sociais após a conquista da medalha de prata no Japão. Além dos parabéns, o clube relembrou a ida de Gabrielzinho à Toca da Raposa 2, em 2017, quando o nadador conheceu os ídolos Fábio, Léo e Henrique.

 "Estou feliz e muito emocionado. Só eu sei o que passei para estar aqui. Essa medalha não é só minha, mas da minha família, do povo de Juiz de Fora, de todo mundo que torceu por mim. Dedico essa prata ao meu avô, que faleceu na semana passada", disse Gabriel, em entrevista ao Sportv.Na prova, oouro ficou com Alberto Abarza, do Chile (2min00s40), e o bronze com Vladimir Danilenko, do Comitê Paralímpico Russo (2min02s74).

E ainda pode vir mais dancinha em cima do pódio em Tóquio por aí. Gabrielzinho ainda compete nos 200m peito, no dia 29 de agosto, e encerra a participação em Tóquio no dia 2 de setembro, quando nada os 50m costas.

 

Perfil

Nome: Gabriel Geraldo dos Santos Araújo

Nascimento: 16/03/2002, Santa Luzia (MG)

Modalidade: natação

Classe: S2

Instagram: @gabrielaraujo_s2

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação