O Barcelona conseguiu impedir que a Libertadores da América se transformasse em uma espécie de sucursal da Copa do Brasil. Ontem, os equatorianos receberam o Fluminense, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, na partida de volta das quartas de final, e garantiram a classificação após vencerem, por 1 x 1. Na ida, jogada no Maracanã na próxima semana, as duas equipes haviam empatado, por 2 x 2. Com isso, os gols marcados fora de casa garantiram a vaga ao último “intruso” no torneio continental, que terá mais um time brasileiro pela frente: disputará um lugar na final da competição contra o Flamengo.
Mesmo sem a presença do tricolor carioca, o Brasil garantiu um recorde na Libertadores quando classificou três times para as semifinais na quarta-feira. Além do rubro-negro, Palmeiras e Atlético-MG representam o país e se enfrentam no outro lado da chave do torneio. A final ocorrerá em Montevidéu, no Uruguai, em 27 de novembro, no Estádio Centenário. A vaga foi conquistada pelos equatorianos na base da estratégia. O Barcelona deu a bola ao Fluminense e foi letal no segundo tempo.
O tricolor aproveitou um Barcelona contraído para tomar as rédeas da partida em Guayaquil. Com a bola nos pés — teve 73% de posse no primeiro tempo —, o time carioca rondava a área do goleiro Burrai. O camisa 1 salvou o time equatoriano em duas oportunidades. Primeiro, pegou uma bicicleta de Ganso. Depois, intercedeu bem em chute de primeira de Samuel Xavier. Apostando nos contra-ataques, os donos da casa assustaram somente uma vez, em cabeçada de Perlaza.
No segundo tempo, o Barcelona passou perto, em nova jogada aérea, com León. O Flu respondeu em seguida com Fred, mas, na sequência, o ritmo caiu. Cozinhando o jogo, os equatorianos buscavam uma oportunidade. E acharam aos 25. Mastriani recebeu na área, dominou com categoria, e tirou do goleiro. Precisando marcar duas vezes, o tricolor até tentou se lançar ao ataque. Apostando nas bolas aérea, o time carioca pouco perigo levou. No último lance, o Fluminense teve um pênalti marcado pelo VAR. Fred converteu, mas o jogo acabou logo depois.
Agora, o Barcelona segue em busca da terceira final da Libertadores. Na história, o clube equatoriano perdeu as outras duas que disputou, em 1990 e 1998. Vice em 2008, o Fluminense deu adeus à possibilidade de conquistar o título inédito do torneio continental.
Agora, o tricolor carioca concentrará às atenções apenas em competições nacionais. Em má-fase na Série A do Campeonato Brasileiro, o time está em 15º lugar, na beira da zona de rebaixamento. Na Copa do Brasil, o Fluminense terá pela frente o Atlético-MG nas quartas de final. As disputas decisivas ocorrem nas próximas duas quartas-feiras.
Semifinais
- Barcelona x Flamengo
Ida: 22 de setembro
A definir (mando rubro-negro)
Volta: 29 de setembro
Arena da Baixada, Curitiba
- Atlético-MG x Palmeiras
Ida: 22 de setembro
Allianz Parque, São Paulo
Volta: 29 de setembro
Mineirão, Belo Horizonte
