É semana decisiva no mercado da bola tupiniquim. Os 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro têm somente até a sexta-feira (24/9) para se reforçar e inscrever novos jogadores para a sequência do campeonato. Depois disso, a janela se encerra e as equipes terão de finalizar o ano com o que têm em mãos. O mercado oferece boas oportunidades, inclusive nomes badalados, como Daniel Alves e Paulinho. Nesse ritmo, o Correio preparou uma lista de atletas que estão livres para assinar novos contratos.
Daniel Alves
Após rescindir com o São Paulo, o lateral está livre para assinar com qualquer outro clube. Pelo tricolor do Morumbi, Dani Alves disputou apenas seis partidas no Brasileirão e ainda pode vestir outras cores nesta edição do campeonato. O Flamengo monitora a situação do atleta, enquanto o Athletico-PR e Fluminense entraram na briga para arrematar o maior vencedor do futebol mundial.
Paulinho
Outro nome que já vestiu a amarelinha e está livre no mercado é do volante Paulinho. Em julho, o camisa 8 assinou com o Al Ahli, da Arábia Saudita, onde disputou apenas quatro partidas. A rescisão junto ao clube saudita animou os torcedores brasileiros, principalmente os do Corinthians. No entanto, caso o retorno seja concretizado, o jogador só poderia atuar na próxima temporada, pois seu vínculo foi encerrado depois do encerramento da janela de transferências internacionais.
Ramires
Mais um jogador de Seleção Brasileira que está sem clube atualmente é o volante Ramires. Campeão europeu pelo Chelsea em 2012, o jogador chegou a atuar no futebol chinês até desembarcar no Palmeiras, em 2019, onde não desempenhou bem e disputou 43 jogos. Ramires rescindiu o verdão em novembro de 2020 e desde então segue livre no mercado.
Maicon
Aos 33 anos, o zagueiro Maicon é mais um brasileiro sem contrato. O último serviço prestado pelo atleta foi ao Al-Nassr, da Arábia Saudita, onde atuou por três temporadas. O defensor ainda não jogou em 2021 e teve o contrato rescindido em 1 de julho. Com passagens por Cruzeiro e São Paulo, Maicon é um nome que pode agradar alguns comandantes e dirigentes do futebol nacional.
Jemerson
Jemerson começou o ano defendendo o Corinthians, mas a política de cortes de gastos da diretoria alvinegra influenciou para que o zagueiro tivesse o contrato encerrado ainda em julho. O defensor de 29 anos disputou apenas 14 partidas oficiais em 2021, nenhuma delas pelo Brasileirão. Assim, aparece como opção para clubes que buscam peças para a retaguarda.
Fernando
Sem atuar em 2021, em agosto, o volante Fernando teve seu vínculo junto ao Beijing Guoan, da China. Livre no mercado, o jogador pode ter o Brasil como o próximo destino. Por aqui, vestiu as cores do Grêmio entre 2010 e 2013, até ser negociado com o Shakhtar Donetsk.
Ricardo Friedrich
Debaixo das traves, a opção fica por conta de Ricardo Friedrich. O goleiro de 28 anos estava no Ankaragücü, da Turquia, mas deixou o clube em julho e aparece como alternativa interessante para os clubes que buscam por peças na posição Por aqui, o arqueiro soma passagem pelas categorias de base do Internacional, equipe profissional do Esportivo-RS e Ituano.
Gringos livres no mercado
O cardápio de jogadores estrangeiros sem contratos também oferece algumas opções para os clubes do Brasil. Confira.
Ángel e Óscar Romero
Para quem busca opções ofensivas, os gêmeos Romero estão livres e desimpedidos. Os dois vinham defendendo as cores do San Lorenzo, mas em agosto tiveram o contrato encerrado junto ao time argentino. Na última semana, os paraguaios de 29 anos chegaram a ser especulados como possíveis reforços do poderoso Barcelona, que não conta mais com Lionel Messi.
Giovani dos Santos
Filho do meio-campista Zizinho, o atacante Giovani dos Santos aparece livre no mercado da bola. O jogador de três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018) está sem clube desde julho e não atua profissionalmente desde abril, quando vestiu a camisa do América-MEX. Passagens por Barcelona, Tottenham e Villarreal o credenciam como boa peça ofensiva.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.