O Mundial de Clubes 2021 pode desembarcar no Brasil. Mais especificamente no Rio de Janeiro. Em live realizada nas redes sociais na noite desta terça-feira (21/9), o prefeito Eduardo Paes externou a intenção de ser cidade-sede da competição. A candidatura carioca seria para substituir o Japão, que desistiu do torneio devido à pandemia de covid-19. Sem os japoneses, a Fifa busca um novo local para realizar o evento.
Segundo Paes, foram iniciadas conversas com dirigentes, incluindo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para viabilizar a candidatura carioca. “É um desejo do Rio, já que o Japão cancelou a final lá. Tem umas conexões, uns contatos com a Fifa. Não é simples, parece que há uma predileção para se fazer essa final na Ásia. Mas estamos trabalhando para que isso aconteça”, explicou o prefeito.
O Mundial reunirá os campeões continentais em dezembro. Vencedor da Champions League, o Chelsea irá representar a Europa. Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras e Barcelona-EQU estão nas semifinais da Libertadores e brigam pela vaga da América do Sul. Al Ahly, dono da taça da Liga dos Campeões da África, e Auckland City, indicado da Oceania, também estão confirmados. As outras duas são para a Ásia e a Concacaf.
Além disso, o campeão nacional do país sede também tem lugar garantido no Mundial. Caso venha para o Brasil, ainda não há a definição se o indicado seria o Flamengo, dono do título da Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 ou o vencedor da edição de 2021. Para isso, porém, o torneio nacional deverá ser encerrado antes de a competição da Fifa ser iniciada. A previsão é ter bola rolando entre 9 e 19 de dezembro.
Torcedor assumido do Vasco, o prefeito do Rio de Janeiro ainda brincou sobre a possibilidade de o Flamengo disputar o Mundial Interclubes em casa. “As pessoas acham que quando eu falo do Mundial de Clubes, eu estou falando do Flamengo. Só que é certa arrogância do flamenguista achar que já está na final. Não estou torcendo contra, estou torcendo para o Flamengo ir para a final. Se Deus quiser o Flamengo vai estar representando o Rio e Brasil”, destacou.
Se for escolhido pela entidade máxima do futebol, o Rio de Janeiro receberia o Mundial de Clubes pela segunda vez na história. A primeira, em 2000, terminou com título do Corinthians sobre o Vasco, em decisão realizada no estádio do Maracanã. A edição, inclusive, marcou o início da organização da competição sob a tutela da Fifa. Há a expectativa, ainda, da presença de público no evento.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.