Futebol

Corinthians vence Palmeiras e conquista o tri do Brasileirão feminino

Bbrasiliense Victória Albuquerque comanda triunfo por 4 x 1 no placar agregado da decisão com direito a gol de bicicleta e garante mais uma festa no "hospício" no fim de semana. Homens também deram alegria ao bando de loucos contra o rival

Marcos Paulo Lima
postado em 26/09/2021 22:59 / atualizado em 27/09/2021 00:10
A brasiliense Victória Albuquerque comemora o golaço de bicicleta na Neo Química Arena -  (crédito: Staff Imagens Woman/CBF)
A brasiliense Victória Albuquerque comemora o golaço de bicicleta na Neo Química Arena - (crédito: Staff Imagens Woman/CBF)

A torcida do Corinthians teve um fim de semana dos sonhos na história centenária da rivalidade com o Palmeiras. Em 48 horas, o bando de loucos — e de loucas — festejou vitória por 2 x 1 no sábado pela 22ª rodada da Série A. Na noite deste domingo, o hospício da Neo Química Arena pirou na conquista do tricampeonato do Timão no Brasileirão feminino com uma imponente goleada por 4 x 1 no placar agregado: 1 x 0 na ida mais 3 x 1 na volta.

O triunfo teve a assinatura de uma brasiliense. Nascida em 14 de março de 1998, Victória Kristine Albuquerque de Miranda tem oficialmente o quinto título com a camisa alvinegra. Campeã brasileira em 2020, repete a dose em 2021. O troféu é mais uma na coleção, que também ostenta um bi no Paulistão e a Libertadores. "Estou muito feliz, espero sentir isso mais vezes com a camisa do Corinthians. Não sou de fazer gols como esse (de bicicleta) mas como se diz na Zona Leste (de São Paulo), foi uma mini bike para o tricampeonato", disse Victória depois do jogo em entrevista ao SporTV. 

Revelada pelo Minas Icesp, Victória desembarcou no Corinthians no início de 2019 para ser coadjuvante. No entanto, ela rapidamente se adaptou ao hospício e virou uma das xodós da Fiel. O sucesso no clube rendeu, inclusive, convocação para a Seleção.

Neste domingo, Victória Albuquerque pediu papel principal na conquista do título. Depois da vantagem de 1 x 0 construída no Allianz Parque, o Corinthians tinha a vantagem do empate, mas posicionou-se em campo para vencer, golear e dar espetáculo. A velocidade e a ousadia da brasiliense foram trunfos para a consolidação do título em Itaquera.

Depois de uma pressão do Palmeiras no começo, Adriana iniciou a ofensiva do Corinthians aos 18 minutos. Arrancou pela direita, driblou a goleira Jully e, quase sem ângulo, tocou para o gol. Atabalhoada, Augustina empurrou a bola para dentro da própria rede alviverde: 1 x 0.

Elétrica, Adriana voltou a ser decisiva aos 32. Ela recebeu a bola de Yasmin, disparou um míssil no ângulo do Palmeiras e ampliou o placar. Sem poder de reação, o Palmeiras ouvia o técnico Ricardo Belli pedir ao time para colocar a bola no chão, mas as adversárias não deram trégua.

Aos 37 minutos, a brasiliense Victória Albuquerque dominou a bola no peito dentro da grande área e emendou uma bicicleta digna de Rei Pelé ou da Rainha Marta em Itaquera. Certamente eles assinariam a pintura. O gol foi o 51º de Victória em 66 exibições pelo Corinthians.

Do terceiro gol em diante, o que se viu foi um Palmeiras entregue, louco para o jogo acabar a fim de amenizar o atropelamento em uma finalíssima desequilibrada. Havia expectativa por um duelo mais competitivo depois do empate por 1 x 1 no meio da semana passada pelo Paulistão, mas o Corinthians ignorou as rivais com uma exibição impecável. O Palmeiras até diminuiu o placar no segundo tempo com Camilinha, mas a reação era tardia na Zona Leste.

Pesou contra o Palmeiras, ,por exemplo, a ausência da artilheira Bia Zaneratto. Autora de 13 gols na competição, a atacante voltou para o futebol chinês depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela e Chú foram os principais investimentos do clube na temporada.

O Timão teve o melhor ataque da Série A1 do Brasileirão com 64 gols. Chegou à final pela quinta vez consecutiva. Antes do título de ontem, havia ficado com a taça em 2018 e em 2020 e amargado o vice em 2017 e em 2019.

O Corinthians voltou a tratar o futebol feminino com dignidade em 2016. Desde então, o clube se transformou em uma das potências do país. Além dos três Brasileiros, ganhou duas Libertadores (2017 e 2019), uma Copa do Brasil (2016) e dois Paulistas (2019 e 2020).

Agora, o Corinthians foca no Paulistão e na Libertadores. As meninas terá pela frente na fase de grupos San Lorenzo (Argentina), Nacional (Uruguai) e Sol de América ou Capiatá (Paraguai).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação