Finalistas com semelhanças

O ponto em comum no processo de reconstrução de Brasília e Paranoá

Finalistas da segundona do Distrito Federal, Colorado e Cobra Cipó tiveram o técnico Tiago Nunes, atual Ceará, como parte do longo trabalho que hoje vai coroar um dos dois como campeão

Marcos Paulo Lima
Victor Parrini*
postado em 23/10/2021 07:37 / atualizado em 23/10/2021 07:54
 (crédito: Bruno Batista/Brasília F.C.)
(crédito: Bruno Batista/Brasília F.C.)

Finalistas da segunda divisão do Campeonato Candango em jogo único, hoje, às 10h, no Mané Garrincha, Brasília e Paranoá tiveram um badalado técnico em comum no vaivém dos processos de reconstrução. Campeão da Sul-Americana (2018) e da Copa do Brasil (2019) pelo Athletico-PR e com passagens por Corinthians e Grêmio, Tiago Nunes teve os dois times do Distrito Federal como escolas para o sucesso.

Em 2019, o técnico do Ceará lembrou em entrevista ao Correio as discretas e frustrantes passagens pelo Distrito Federal. A primeira delas foi em 2015 no Paranoá, justamente na segunda divisão do Candangão. “Ficamos em terceiro lugar. Não subimos por detalhe. Fiz amizade com todos. Tenho boas lembranças. Pena que não havia estrutura para a continuidade. Não tiveram a paciência necessária para a gente continuar o projeto. Fico sentido com o fato de o futebol do Distrito Federal não estar em um nível melhor. Falta atenção especial com as estruturas, a formação, as condições necessárias para que haja amparo às pessoas que vão aí para trabalhar”, disse à época.

Curiosamente, Tiago Nunes também tocava um projeto no Brasília, adversário de hoje do Paranoá na decisão. Era dele a missão de preparar o time colorado para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. Com apenas dois meses de trabalho, ouviu que não servia para o cargo. Despedido, deixou a equipe pronta para Klesio Borges levá-la além da primeira fase, algo raro para o futebol local, e cair nas oitavas contra o campeão Flamengo, de Zé Ricardo, Paquetá e companhia.

“Eu era treinador da categoria sub-20 do Juventude-RS. Fui contatado pelo Fábio Bleiter, um agente de futebol parceiro do Brasília à época. Convidado para tocar um projeto de formação de jogador com o papel de coordenar e treinar a categoria sub-20. Não tiveram a paciência necessária para a gente continuar o projeto”, lamentou Tiago Nunes.

Lição

Cinco anos depois, Brasília e Paranoá aparentam ter aprendido a lição. Paciência foi o trunfo o acesso dos dois clubes à primeira divisão do ano que vem. Um dos dois times pode se tornar o primeiro tricampeão da segundona local. Ambos entram em campo na matinê de hoje ocupando a prateleira dos bicampeões do torneio, ao lado de equipes como Brazlândia, Sobradinho, Formosa, Real Brasília, Capital e Samambaia.

O Colorado tem o Mané Garrincha como salão de festas. Em 2014, superou o Paysandu-PA diante de quase 40 mil torcedores e tornou-se o primeiro campeão a Copa Verde. O Paranoá parte em busca da primeira comemoração no palco mais importante do esporte candango.

Os dois times chegam embalados para a decisão. Estão invictos. Sob o comando do técnico Luís dos Reis, o Brasília vem de seis vitórias em seis jogos. Para ele, a meta traçada no início da competição foi atingida. “O objetivo era o acesso. Tira um peso nessa decisão, mas não a responsabilidade, afinal, se trata de um título”, ressaltou.

No caminho até a final, o Paraná venceu quatro e empatou dois jogos. Segundo melhor ataque da competição com 18 gols marcados, o Paranoá conta com dois jogadores no top 3 de goleadores da segunda divisão local. As esperanças de título passam pelos pés do atacante Daniel e do meia Kennedy. Juntos, eles balançaram as redes 10 vezes.

Independentemente do campeão, o Mané Garrincha testemunhará mais um título em 2021. Antes, o Flamengo conquistou a Supercopa do Brasil, o Defensa y Justicia celebrou a Recopa Sul-Americana e o Brasiliense comemorou o decacampeonato candango. Hoje, a festa será de Brasília ou Paranoá.

Ficha técnica 

Brasília x Paranoá
Vale o quê? Final (jogo único)
Onde? Mané Garrincha - Brasília (DF)
Quando? Sábado (23/10), às 10h
Transmissão: FFDF TV (Youtube)

Brasília
Márcio Fernandes; Weslen, Pedrão, Fernando e Leandro Cerqueira; Filipe Werley, Dadinho e Juninho; Romarinho, Mirandinha e Maranhão.
Técnico: Luís dos Reis

Paranoá
Matheus; Vitinho, Dudu, Wallace e João Carlos; Bochecha, Fabinho, Clécio e Baloteli; Charles e Daniel.
Técnico: Klésio Moraes

Árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação