VANTAGEM AMARELA

Brasiliense vence Nova Mutum e larga na frente por vaga nas quartas da Copa Verde

Com gol do meia Bernardo, Jacaré justificou a superioridade na partida e ganhou tranquilidade para decidir a classificação fora de casa

Victor Parrini*
postado em 28/10/2021 17:03 / atualizado em 28/10/2021 17:10
 (crédito: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte)
(crédito: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte)

O Brasiliense saiu em vantagem na briga por vaga nas quartas de final da Copa Verde. Na tarde desta quinta-feira (28/10), o Jacaré recebeu o conhecido Nova Mutum, no Estádio Defelê, na Vila Planalto. E no terceiro encontro do ano entre as equipes, os candangos levaram a melhor mais uma vez. A vitória por 1 x 0 passou pelos pés do meia Bernardo, responsável não só pelo triunfo, mas pelo primeiro gol amarelo na competição.

O jogo de volta entre Brasiliense e Nova Mutum está marcado para a próxima quarta-feira (3/11), às 16h, no Estádio Valdir Doilho Wons, em Mato Grosso. Em vantagem, a equipe do Distrito Federal joga por qualquer empate para avançar às quartas de final e continuar sonhando com o bicampeonato da Copa Verde.

O primeiro tempo começou em bom ritmo, com o Nova Mutum levando perigo à meta defendida pelo goleiro Fernandes logo no início. A resposta amarela veio pouco depois, quando Bernardo dominou e avançou com a bola, arriscando um chute perigoso, rente ao travessão. O Jacaré até voltou a assustar em cabeceio de Luquinhas, enquanto os mato-grossenses quase inauguraram o placar com gol de falta. Porém, as iniciativas não foram suficientes para tirar o zero do marcador na etapa inicial.

Os últimos 45 minutos foram de domínio candango. Aos seis, Bernardo recebeu cruzamento de Peu e cabeceou firme para o fundo das redes. Depois disso, só deu Brasiliense. A equipe candanga voltou a assustar em chute rasteiro de Luquinhas, que acabou parando no goleiro Gabriel. No prejuízo, o Nova Mutum não conseguia encaixar boa troca de passes e superar a forte marcação do Jacaré. A atuação do time do DF foi suficiente para sair na frente na briga por uma das vagas às quartas de final da Copa Verde.

Equipes criam, mas não aproveitam

Pouco mais de dois minutos bastaram para o Nova Mutum assustar o Brasiliense pela primeira vez na partida. Após cobrança de falta, Hugo ficou com a sobra na entrada da área e arriscou o chute perigoso, forçando Fernandes a espalmar para escanteio. A resposta candanga veio quatro minutos depois: Bernardo recebeu de Balotelli, avançou pelo meio e tentou o chute colocado, que passou rente ao travessão.

Na metade da etapa inicial, a partida ficou truncada. Marcando muito forte, Brasiliense e Nova Mutum criaram poucas jogadas e brigavam por espaços no meio de campo. Aos 21 minutos, o Jacaré voltou a levar perigo à meta azul. Peu cobrou falta pelo lado esquerdo, Luquinhas subiu mais do que toda defesa adversária e cabeceou firme para a defesa do goleirão mato-grossense.

Sob o calor de 29 graus na Vila Planalto, a partida foi pausada para a hidratação. Assim, as equipes tiveram um momento para dialogar e se reorganizar. Pelo lado visitante, a conversa parece ter surtido efeito. Em jogada de bola parada, Higor fez ótima cobrança e Fernandes se esticou todo para evitar o gol da equipe visitante. Em resposta, nos minutos seguintes, Luquinhas roubou a bola, driblou dois marcadores e tentou dar sequência ao contra-ataque, que acabou parando na defesa azul. Sem grandes inspirações, candangos e mato-grossenses foram para o intervalo zerados.

Jacaré marca no início e administra

Nas volta dos vestiários, as duas equipes pareciam estar em ritmo lento. Tendo em vista os primeiros instantes da etapa inicial, Brasiliense e Nova Mutum pouco criaram nos minutos iniciais. Contudo, aos seis o centroavante do Jacaré, Marcão, brigou pela bola e passou para Peu. Com espaço, o lateral colocou a redonda na cabeça de Bernardo, que estufou as redes do Azulão.

Instantes após o gol, o técnico Luan Carlos promoveu a entrada de Alan Mineiro no lugar de Bernardo. Confiante, o Brasiliense foi gostando do jogo. Luquinhas recebeu, invadiu a área, escapuliu da marcação e finalizou rasteiro. Bem posicionado, o goleiro Gabriel espalmou para o lado e evitou o segundo tento amarelo. No prejuízo, o Nova Mutum tentava armar suas jogadas pelo meio, porém, a marcação candanga seguiu bem postada e evitou o avanço azul.

Na reta final do jogo, o técnico da equipe visitante, William De Mattia, fez substituições para tentar dar mais fôlego ao Nova Mutum. As mudanças, porém, não surtiram efeito e o time azul continuou sendo envolvido pelo Jacaré. Nos últimos instantes, o Brasiliense quase ampliou com o centroavante Marcão. O homem-gol recebeu cruzamento na medida de Zotti e testou firme, mas a bola explodiu na trave. Assim, o cenário não foi alterado o time do DF saiu vitorioso pelo placar mínimo. 

Ficha técnica

BRASILIENSE - 1
Fernandes; Andrezinho, Gustavo Henrique, Railon e Peu; Radamés, Balotelli (Zotti), Bernardo e Luquinhas (Jorge Henrique); Jefferson Maranhão (Kesley) e Zé Love (Marcão). Técnico: Luan Carlos
Cartões amarelos: Andrezinho, Railon, Alan Mineiro e Marcão
Gol: Bernardo

NOVA MUTUM - 0
Gabriel; Léo Campos, Jô (Felipe Cardoso), Taison (Juan Henrique) e Andreo; Higor (João Pedro), Vincíus Felipe e Wandinho; José Hugo e Romário (Juninho). Técnico: William De Mattia
Cartões amarelos: Andreo, Taison, Felipe Cardoso e Wandinho

Local: Estádio Defelê
Público e renda: Portões fechados
Árbitro:Alisson Sidnei Furtado (TO)

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação