MUDANÇAS

Conmebol extingue o gol fora de casa como critério de desempate

Segundo o presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, a decisão visa "uma maior justiça desportiva" em competições continentais. O novo modelo de competição segue a linha da Europa e Brasil

Victor Parrini*
postado em 25/11/2021 15:43 / atualizado em 25/11/2021 15:44
 (crédito: Divulgação/Conmebol)
(crédito: Divulgação/Conmebol)

Às vésperas da final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, no sábado (27/11), às 17h, no Estádio Centenário, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou mudanças para as temporadas seguintes. Nesta quinta-feira (25/11), a entidade sul-americana extinguiu o “gol fora de casa” como critério de desempate nas fases mata-matas de torneios continentais.

A decisão foi comunicada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e visa “uma maior justiça desportiva”. O gol de equipes visitantes como desempate não afeta as finais de Libertadores e Copa Sul-Americana, pois os títulos continentais são decididos em jogos únicos.

“A CONMEBOL elimina o ‘gol fora de casa’. A partir de agora, todos os gols dos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor, os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como fator de desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva”, comunicou a entidade.

Agora, a Conmebol segue os mesmos passos das competições disputadas no Brasil, como a Copa do Brasil, e na Europa, a exemplo da Liga dos Campeões e a Liga Europa. A entidade máxima do futebol do Velho Continente havia anunciado, em junho, o fim do gol fora de casa como desempate.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação