FIFA THE BEST

E os candidatos ao prêmio são...

Victor Parrini*
postado em 23/11/2021 00:01
 (crédito: Valeriano Di Domenico/AFP)
(crédito: Valeriano Di Domenico/AFP)

A Fifa divulgou, ontem, os candidatos ao troféu Fifa The Best, que coroa os melhores jogadores e técnicos entre homens e mulheres. A cerimônia está marcada para 17 de janeiro de 2022.

A votação para os melhores do mundo na temporada 2020/2021 está aberta até 10 de dezembro no site oficial da Fifa (www.fifa.com). O resultado será definido por meio do colégio eleitoral formado por treinadores de seleções, capitães, jornalistas e internautas. O voto de cada uma das quatro categorias tem 25% de peso na composição do resultado.

Entre os homens, o Brasil está representado por Neymar e Alisson, goleiro do Liverpool e da Seleção. Entre as mulheres, o país não tem representantes. A Rainha Marta, eleita seis vezes melhor jogadora do mundo, ficou de fora da lista final.

Na categoria masculina, o atacante Robert Lewandowski, atual vencedor do prêmio, é um dos cotados para faturar o troféu novamente. Mas o polonês não terá vida fácil. Ele disputará o título com Jorginho. O brasileiro naturalizado italiano foi destaque no bi da Azurra na Eurocopa e no bi do Chelsea na Champions League.

"Donos" das premiações nos últimos anos, Lionel Messi, eleito seis vezes melhor do mundo, e Cristiano Ronaldo, cinco vezes número 1 do planeta, também marcam presença na disputa. Na cerimônia em janeiro, a Fifa também entregará o troféu Fair Play, que premia iniciativa de torcedores, além do Puskás Award, concedido ao autor do gol mais bonito do ano. Por fim, em parceria com a FIFPRO, o sindicato dos jogadores profissionais, a entidade máxima do futebol escalará os 11 melhores do mundo por posição entre homens e mulheres.

* Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação