Glorioso campeão

Desacreditado desde o início da temporada, alvinegro cala os críticos e comemora o bi com uma rodada de antecipação

Correio Braziliense
postado em 22/11/2021 00:01
 (crédito:  Vitor Silva/Botafogo)
(crédito: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo se sagrou bicampeão brasileiro da Série B na tarde deste domingo. Com gol de Diego Gonçalves, o time ganhou do Brasil de Pelotas, por 1 a 0, no Bento Freitas, e contou com derrota do Coritiba diante do CSA para repetir o feito de 2015.

O nono jogo de invencibilidade fez o Botafogo chegar aos 69 pontos, abrindo cinco de vantagem para o vice-líder Coritiba. Já rebaixado, o Brasil de Pelotas perdeu a quinta seguida e, com 23 pontos, segue na lanterna.

Assim, os dois times chegam na última rodada, marcada para o próximo domingo, apenas cumprindo tabela. No jogo de entrega da taça, o Botafogo recebe o Guarani no Engenhão, enquanto o Brasil de Pelotas encara o CSA, no Rei Pelé.

Diante de um adversário já rebaixado, o Botafogo tomou conta da posse de bola, mas encontrava dificuldades para criar lances de perigo. Até que, aos 20 minutos, abriu o placar em Pelotas. Rafael Navarro recebeu dentro da área e ajeitou para Diego Gonçalves bater sem chances para o goleiro.

O gol acordou o Brasil, que saiu de trás em busca do empate. Erison recebeu de Diego e bateu para defesa de Diego Loureiro. Rildo e Bruno Matias também criaram boas oportunidades, mas não conseguiram acertar o alvo.

O Botafogo voltou do intervalo disposto a liquidar a fatura e chegou a criar boas oportunidades, como em uma finalização de Joel Carli, mas passou a ter um jogador a menos depois que Barreto foi expulso por entrada dura em Gabriel Poveda. O árbitro havia mostrado o amarelo e voltou atrás depois de consultar o VAR.

Tranquilo na partida, o Botafogo diminuiu o ritmo e passou a administrar a posse da bola. Mesmo assim, quase fez o segundo. Rafael Navarro acertou a trave de Matheus Nogueira em rebote de escanteio. Antes do fim do jogo, o time alvinegro teve um gol anulado porque Ronald estava em posição de impedimento.

Briga pelo acesso

O Coritiba, que ainda poderia tirar o título do Botafogo, foi derrotado em casa por 1 x 0 pelo CSA, que mostrou que vai brigar pelo acesso à Série A até o final. O gol do zagueiro Wellington, no segundo tempo, fez o CSA dormir no G4 da Série B.

Dois jogos completam a 37ª e penúltima rodada do Brasileirão da Série B, hoje, com destaque para o confronto direto pelo acesso entre Guarani e Goiás, que chegam com boas sequências invictas. A partida será em Campinas, às 20h. O CRB, um pouco atrás, mas ainda vivo na disputa, recebe o Vitória, às 18h, no Estádio Rei Pelé, para seguir com chances na última rodada. O Avaí também está na briga por uma das duas vagas ainda em disputa para a Série A (veja tabela na pág. 23).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE