ÚLTIMAS VAGAS

Itália e Portugal caem na mesma chave da repescagem e uma ficará de fora da Copa

Sorteio realizado pela Fifa definiu os confrontos da repescagem europeia para o Mundial. Ao todo, 12 seleções do Velho Continente disputarão as últimas três vagas, em semifinais e finais de jogos únicos

Victor Parrini*
postado em 26/11/2021 15:29
 (crédito: Kurt Schorrer/Divulgação/Fifa)
(crédito: Kurt Schorrer/Divulgação/Fifa)

A menos de um ano para a bola rolar nos gramados da Copa do Mundo do Catar, a Fifa definiu, nesta sexta-feira (26/11), os confrontos da repescagem europeia para o Mundial. Ao todo, 12 seleções do Velho Continente disputarão as últimas três vagas, em semifinais e finais de jogos únicos. O destaque ficou por conta de Itália e Portugal, que caíram na chave C e poderão se enfrentar em duelo onde só um poderá avançar

Na chave A, estão Escócia, Ucrânia, País de Gales e Áustria, enquanto a B é formada por Rússia, Polônia, Suécia e República Tcheca. Por fim, a chave C, de Itália e Portugal, ainda conta com a presença de Macedônia do Norte e Turquia. Somente o campeão de cada um desses grupos poderá carimbar o passaporte para o Catar em 2022.

Considerada a “chave da morte”, a chave C possivelmente colocará frente a frente duas seleções anteriormente tidas como favoritas para conquistar a vaga direta na Copa do Mundo. Portugal, de Cristiano Ronaldo e outros talentos, ficou no quase após o gol sofrido no apagar das luzes contra a Sérvia, que se garantiu no Mundial ao vencer os lusitanos por 2 x 1.

A Itália também decepcionou ao deixar a vaga escapar. Atual campeão da Eurocopa, a Azurra chegou a ficar 37 partidas sem derrotas, mas acabou pelo caminho. Para os italianos, ficar de fora mais uma Copa do Mundo está fora de cogitação. Em 2018, no torneio disputado na Rússia, os tetracampeões mundiais não participaram, aumentando a pressão pela vaga.

“Um sorteio muito difícil para nós, pois Macedônia do Norte é um bom time. E se vencermos vamos jogar fora de casa em Portugal ou na Turquia", declarou o técnico da Itália, Roberto Mancini, após o chaveamento.

Quando e onde acontecem?

As semifinais serão disputadas em 24 de março de 2022, enquanto as finais acontecem cinco dias depois. Os mandantes dos confrontos derradeiros para a classificação ao Mundial sairão dos seguintes duelos: País de Gales x Áustria, Rússia x Polonia e Portugal x Turquia.

Confira o chaveamento completo:

Chave A: Escócia x Ucrânia / País de Gales x Áustria
Chave B: Rússia x Polônia / Suécia x República Tcheca
Chave C: Itália x Macedônia do Norte / Portugal x Turquia

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação