FÓRMULA 1

Morre Frank Williams, o fundador da equipe que teve Piquet e Senna

Correio Braziliense
postado em 29/11/2021 00:01
 (crédito: Nigel Roddis/AFP)
(crédito: Nigel Roddis/AFP)

O britânico Frank Williams, fundador da famosa equipe de Fórmula 1 que leva seu nome, morreu aos 79 anos, anunciou, ontem, a escuderia inglesa. 

A equipe criada por Frank Williams na década de 1970 conquistou 16 títulos mundiais entre 1980 e 1997, nove de construtores e sete de pilotos, sendo um deles do brasileiro Nelson Piquet (em 1987). Ayrton Senna também correu pela escuderia britânica, em 1994, ano de seu falecimento. 

Além de Piquet e Senna, seis pilotos do Brasil passaram pela Williams: Antônio Pizzonia (2004-2005), Rubens Barrichello (2010-2011), Bruno Senna (2012); e Felipe Massa (2014-2017).

Sir Frank estava tetraplégico desde um acidente de carro em março de 1986 e passou as últimas décadas de sua vida em uma cadeira de rodas. 

Foi em 1975 que os carros com seu nome participaram pela primeira vez da Fórmula 1. A primeira vitória veio em Silverstone em 1979 e o primeiro título mundial um ano depois com o australiano Alan Jones. 

Pai de três filhos, este apaixonado por tecnologia e estratégia havia passado o controle de sua equipe para sua filha Claire em 2013. 

Em dificuldades esportivas e financeiras, a equipe foi vendida para um fundo de investimentos americano, o Dorilton Capital, em 2020. 

O presidente da F-1, Stefano Domenicali, lamentou a perda. "Superou as maiores dificuldades e desafios da vida para vencer dentro e fora da pista". "É uma notícia muito triste", disse Jean Todt, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em nota publicada pela entidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação