Saltos ornamentais

Kawan Pereira é ouro na Ucrânia

Correio Braziliense
postado em 04/12/2021 00:01

O piauiense radicado em Brasília Kawan Pereira conquistou, ontem, o título da prova do trampolim de
3 metros do Mundial Júnior de saltos ornamentais, que está sendo realizado em Kiev, na Ucrânia, Leste Europeu. O atleta brasileiro, de 19 anos, que treina na Universidade de Brasília (UnB), faturou a primeira medalha de ouro na competição para atletas da categoria júnior na história da modalidade no Brasil.

Para chegar à final, Kawan passou pelas eliminatórias em 11º lugar com 473,25 pontos. Na final, apenas com 12 atletas, o atleta brasileiro conquistou o ouro no trampolim de 3 metros com 532,60 pontos. O ucraniano Danylo Konovalov fez os mesmos 532,60 pontos e também ganhou a medalha de ouro. Em terceiro lugar ficou o colombiano Leonardo Varela (521,95 pontos).

Essa é a segunda medalha do Brasil na história de Mundiais Júnior. Em 2002, o brasiliense Hugo Parisi, atual chefe de equipe da delegação em Kiev, e Ubirajara Barbosa foram ao pódio no nado sincronizado.

Na mesma prova em que Kawan foi campeão, o brasileiro Rafael Fogaça terminou na 12ª colocação com 414,45 pontos. A competição não teve participação de atletas da China, principal potência da modalidade.

Kawan vive um ano espetacular. Além da medalha de ouro no Mundial Júnior, foi o brasileiro a ficar no Top 10 em uma prova de plataforma em Jogos Olímpicos — 10ª colocação na plataforma 10 metros em Tóquio-2020 — e conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia, que teve as competições de saltos ornamentais encerradas no último domingo.

Kawan Pereira vive um ano espetacular. Além da medalha de ouro no Campeonato Mundial, foi o único atleta brasileiro a ficar no top-10 em uma prova de plataforma em Jogos Olímpicos na edição disputada neste ano, em Tóquio, e conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos Jr de Cali, na Colômbia, encerrado na última semana.

O atleta é vinculado ao Instituto Pro-Esporte, de Brasília, que tem o próprio Hugo Parisi como diretor, e ainda não encerrou a participação no Mundial Junior de saltos ornamentais, pois na próxima quinta-feira ele voltará à plataforma para disputar a prova dos 10 metros, especialidade dele na modalidade olímpica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação