A final do skate park masculino do STU Open Rio, disputada na Praça Duó, terminou com o primeiro título da carreira do jovem André Vinícius Mariano, irmão do skatista olímpico Luiz Francisco, o Luizinho, que ficou fora do pódio. O garoto desbancou também Pedro Barros, medalhista em Tóquio-2020, que fez apenas uma volta, mas garantiu o segundo lugar, seguido por Augusto Akio, em terceiro.
A final feminina foi vencida pela alemã Lilly Stoephasius, em pódio completado pelas brasileiras Dora Varella e Yndiara Asp.
André entrou na pista longe de ser favorito, uma vez que se classificou para as finais em oitavo lugar. Uma grande volta que rendeu 86.33 pontos, contudo deu a ele a conquista inédita, emocionante para todos os skatistas.
O ineditismo do triunfo de André não foi o único detalhe que chamou a atenção na Praça Duó. Pedro Barros levou um tombo feio em sua primeira volta, bateu a cabeça e abandonou a prova. Mesmo assim, conseguiu 84.33 pontos, pontuação que garantiu o segundo lugar. Augusto Akio, conhecido como Japinha, fez 82.77 e ficou em terceiro.
No feminino, a vitória foi estrangeira. Única finalista de fora do Brasil, a alemã Lilly Stoephasius, de apenas 14 anos, marcou 60,33 e ficou com o título. Brasileiras que estiveram na Olimpíada, Dora Varella, com 56, e Yndiara Asp, com 54,35 ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.