Nova ordem de grandeza

Com o fim da temporada, saiba como fica a distribuição das 128 vagas para as quatro divisões do país em 2022. Série B continua ainda mais pesada tendo seis campeões nacionais: Bahia, Cruzeiro, Grêmio, Guarani, Sport e Vasco

Marcos Paulo Lima
postado em 10/12/2021 00:01

O futebol brasileiro continua de ponta-cabeça imerso em uma nova ordem provocada pela instabilidade técnica sem precedentes dos grandes times do país.

A temporada de 2021 termina com a volta de dois campeões brasileiros à elite. Botafogo e Coritiba subiram da Série B para a A. Em contrapartida, três camisas estreladas descem para a segunda divisão. Bi em 1983 e 1996, o Grêmio está rebaixado pela terceira vez. Ontem, o tricolor gaúcho venceu o campeão Atlético-MG, mas a combinação de resultados não impediu o clube centenário de repetir as quedas de 1991 e 2004. O Grêmio desce para a Série B de mãos dadas com dois nordestinos. A derrota para o Fortaleza levou o Bahia a cair com o Sport. É a primeira vez que a Série A derruba três campeões brasileiros em uma edição.

A Série B 2022 será a mais forte da história. Bahia, Grêmio e Sport encontrarão por lá Cruzeiro, Guarani e Vasco na briga por quatro vagas. No mínimo, dois seguirão lá.

A nova ordem premia o esforço dos emergentes. Fortaleza, Red Bull Bragantino e América-MG participarão da Libertadores pela primeira vez. O Centro-Oeste também está em alta. A região terá três representantes na elite pela primeira vez desde 1986: Atlético-GO, Goiás e Cuiabá. Enquanto isso, camisas populares como Remo, Vitória, Santa Cruz e Paraná amargam rebaixamentos. Os dois últimos para a quarta divisão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação