Corrida das arábias

Treino livre acirrado entre candidatos ao título empatados em número de pontos serve de esquenta para a apoteose de amanhã em Abu Dabi. Hamilton dá o troco e é o mais rápido do dia; Max Verstappen fica em quarto lugar

Correio Braziliense
postado em 11/12/2021 00:01
 (crédito: Giuseppe Cacace/AFP)
(crédito: Giuseppe Cacace/AFP)

Após ver Max Verstappen liderar o primeiro treino livre, Lewis Hamilton respondeu com a melhor performance do dia na segunda sessão, no anoitecer de ontem no circuito de Yas Marina, palco do decisivo GP de Abu Dabi, a última etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Com um desempenho muito mais sólido do que o rival, o heptacampeão mundial virou 1min23s691 em sua volta mais rápida com a Mercedes.

Mas quem esperava o holandês em segundo lugar com a Red Bull viu uma surpresa. O francês Esteban Ocon, com a Alpine, chegou a liderar a sessão e ficou a 0s343 do tempo (1min24s034) estabelecido por Hamilton. Verstappen foi o quarto mais rápido do treino, com 1min24s332, e terminou a noite superado pelo rival na luta pelo título em 0s641.

O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, teve uma performance mais aceitável e foi o terceiro colocado, com 1min24s083. O mexicano Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o quinto na tabela de tempos — cravou 1min24s400.

Destaque também para o espanhol Fernando Alonso, que colocou o outro carro da Alpine entre os seis primeiros. O bicampeão mundial foi seguido pelo japonês Yuki Tsunoda, outra boa surpresa da sessão, que deixou para trás o companheiro de equipe na AlphaTauri, o francês Pierre Gasly, que ficou em 10º. Entre eles, finalizaram as Ferraris do monegasco Charles Leclerc e do espanhol Carlos Sainz Jr., em oitavo e nono, respectivamente. O alemão Sebastian Vettel terminou apenas em 14º com a Aston Martin, uma posição atrás da McLaren do inglês Lando Norris.

No fim da sessão, o finlandês Kimi Raikkonen, que faz neste fim de semana a última corrida de F-1 na carreira, escapou com sua Alfa Romeo e bateu muito forte no guardrail. A sessão foi encerrada naquele momento, mas com bandeira vermelha.

Pela primeira vez desde 1974, dois pilotos chegam empatados à etapa final do ano. São 369,5 pontos para cada, com Verstappen à frente de Hamilton pelo critério de desempate, tendo mais vitórias no ano (9 x 8). Por isso, a matemática do título é simples: será campeão quem cruzar a linha de chegada na frente no domingo. E se o empate persistir, o título vai para a Red Bull. O treino oficial será hoje, às 10h. A corrida terá terá início no mesmo horário com transmissão da Band.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação