LIBERTADORES

Descobrindo a América

Força financeira e esportiva consolidada na Europa, time do grupo City disputará pela primeira vez o principal torneio da América do Sul. Com Fluminense e América-MG, sorteio das fases preliminares será feito hoje

Danilo Queiroz
postado em 20/12/2021 00:01
 (crédito: Enzo Santos Barreiro/Conmebol)
(crédito: Enzo Santos Barreiro/Conmebol)

Ano a ano, o City Football Group vai colhendo resultados expressivos e se consolidando como força de gestão esportiva na Europa. Porém, em 2022, a badalada multinacional da bola dará os primeiros passos no sentido de desbravar um novo território: a América do Sul. O protagonista da empreitada será o Montevideo City Torque. Primo pobre do Manchester City, da Inglaterra, o clube da capital uruguaia disputará sua primeira Libertadores na próxima temporada. Hoje, às 12h, em Luque, no Paraguai, a Conmebol sorteia os jogos das fases preliminares e pode, inclusive, colocar o El Celeste no caminho do Fluminense.

Controlado pela multinacional oriunda dos Emirados Árabes Unidos desde 2017, o Montevideo acompanha de longe o sucesso de outras equipes mais famosas da franquia. Somente na última temporada, o City Football Group empilhou taças em quatro países: na Inglaterra, com o Manchester City; na Índia, com o Mumbai City; na Austrália, com o Melbourne City; e nos Estados Unidos, com o New York City. Apesar de não ter sido campeão, a quarta posição do City Torque no Campeonato Uruguaio foi suficiente para colocá-lo pela primeira vez na pré-Libertadores.

A preliminar do principal torneio continental da América do Sul é dividida em três fases. A primeira será disputada por seis equipes, incluindo o Montevideo. Na segunda, os três classificados se juntam a outros 13 times, entre eles o Fluminense e o América-MG, e serão divididos em oito confrontos. Os classificados seguem para uma última etapa com o intuito de definir os quatro clubes que entram para a fase de grupos da Libertadores. Os eliminados nesta etapa irão para a Sul-Americana. O sorteio da Conmebol definirá todo esse chaveamento hoje, incluindo os rivais dos brasileiros na disputa.

Como começará a Libertadores a partir da primeira fase, o clube menos badalado do City Football Group poderá atravessar o caminho do Fluminense. Mais bem ranqueado, o tricolor ficará no pote 1 e pode ter o Montevideo pela frente, desde que o time uruguaio sobreviva ao confronto da primeira fase. Outros possíveis adversários da equipe de Abel Braga são o Audax Italiano-CHI, o Everton-CHI e o Plaza Colonia-URU, além de um time colombiano a ser definido (Millonarios ou Deportivo Cali) e os outros envolvidos no mata-mata inicial: Olímpia-PAR, Barcelona-EQU, Bolívar-BOL, Deportivo Lara-VEN e César Vallejo-PER.

Também debutante na competição sul-americana, o América-MG tem um leque definido de possíveis adversários: Atlético Nacional-COL, Estudiantes-ARG, Guaraní-PAR, The Strongest-BOL, Universitário-PER, Universidad Católia-EQU ou Monagas-VEN. Por serem do mesmo país, o Coelho e o Fluminense não podem se chocar na fase 2 da Libertadores. O sorteio de definição das chaves será transmitido pelo Fox Sports, na TV fechada, e no Star , no streaming. Os torcedores também podem acompanhar pelo Facebook e YouTube do SBT e no Facebook da Conmebol.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação