LUTO

Saltador Ian Matos morre aos 32 anos

Correio Braziliense
postado em 22/12/2021 00:01

DANILO QUEIROZ

O cenário olímpico brasileiro foi impactado por uma triste notícia, ontem. Ian Matos, atleta de saltos ornamentais, morreu aos 32 anos. Ele era natural do Pará, mas estava radicado em Brasília desde 2007, quando escolheu a capital federal como base de treinamentos. Ele estava internado na Casa de Saúde São Bento, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, desde o dia 30 de outubro, devido a uma infecção pulmonar.

Durante o período, Ian chegou a apresentar evolução em seu quadro de saúde. Porém o panorama voltou a se agravar na segunda-feira, provocando o óbito do atleta. Inicialmente, a hospitalização foi provocada por um quadro de infecção na garganta. Entretanto, a bactéria se deslocou para o esôfago e, posteriormente, para o pulmão.

Ian se destacou nos saltos ornamentais muito jovem, obtendo bons resultados no Campeonato Pan-Americano Júnior de 2003 e no Campeonato Mundial Júnior de 2004. Após a mudança em definitivo para Brasília, o atleta garantiu índice para os Jogos Sul-Americanos de 2010. Em 2016, ele representou o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em nota, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou a partida precoce de Ian Matos e se solidarizou com familiares e amigos do saltador. "Agradecemos pela amizade, companheirismo e dedicação à modalidade", postou a entidade.

O saltador buscava popularizar o esporte em regiões carentes. "A prática esportiva é um grande fator na promoção de cidadania e igualdade. Eu acho que existem talentos que não são descobertos, tanto no esporte quanto nas artes, música, dança... Áreas que carecem de investimentos e incentivo", ressaltou, durante entrevista ao Correio em 2016, ano que disputou a única olimpíada da carreira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação