Amarga despedida

Santos cala mais de 41 mil pagantes no Maracanã na última exibição do Flamengo em casa no ano, mantém fama de jamais ter caído para Série B e briga por vaga à Pré-Libertadores. Gabigol perde pênalti em duelo à parte com goleiro João Paulo

Em uma partida bastante disputada, o Santos derrotou o Flamengo, ontem, no Maracanã, por 1 x 0, pela penúltima rodada do Brasileirão, e afastou de vez o fantasma do rebaixamento. A partida foi marcada pelo duelo entre João Paulo e Gabriel, que teve o goleiro santista em vantagem. Com o resultado, o Santos alcançou os 49 pontos, em 11º lugar, enquanto o Flamengo, vice-líder, permanece com 71 pontos. Vaiado, o time rubro-negro fecha o ano sem títulos expressivos, apenas o tricampeonato carioca e a Supercopa do Brasil.

A partida começou equilibrada. O Flamengo teve mais a bola nos pés, e a distribuição para o início das jogadas era bem feita por Andreas Pereira e Gomes. O Santos foi mais incisivo no ataque, com destaque para Lucas Braga pela esquerda.

Apesar do apoio vindo das arquibancadas do Maracanã, o Santos, aos poucos, foi pressionando o Flamengo, principalmente com a atuação de Marinho e Marcos Leonardo.

Mas o diferencial do Flamengo é o talento de seu elenco. Aos 28 minutos, Pedro fez belo gol, após cruzamento de Matheuzinho, mas o lance foi anulado pelo VAR por impedimento do lateral.

O jogo esquentou, e as duas equipes foram em busca de abrir o placar. O gol estava maduro para os dois lados e finalmente saiu aos 11 minutos.

Marcos Guilherme disparou pela esquerda, invadiu a área e a bola sobrou para Marcos Leonardo marcar o seu quarto gol em três jogos: 1 x 0, Santos. A resposta do Flamengo foi imediata.

Em tabela de Pedro e Vitinho, o árbitro Anderson Daronco viu pênalti de Kaiky. Gabriel bateu na trave, aos 22 minutos. Foi a segunda cobrança desperdiçada, após 28 tentativas. Aos 26, mais um duelo entre Gabriel e João Paulo, com nova vantagem do goleiro santista.