COPINHA

Com dois candangos no páreo, Copinha retorna ao calendário de disputas

Tradicional torneio de base foi cancelado em 2021 e retomará a ação em 2 de janeiro. Campeão e vice do Candangão sub-20, Real Brasília e Taguatinga carregarão a bandeira do Distrito Federal na competição, que reúne 128 equipes de todo o Brasil

Victor Parrini*
postado em 01/01/2022 15:00
 (crédito: Júlio Cesar Silva/Real Brasília)
(crédito: Júlio Cesar Silva/Real Brasília)

Vem aí mais uma edição da maior competição de categorias de base do futebol brasileiro. Principal vitrine para jovens jogadores, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha, terá bola rolando a partir deste domingo (2/1) e contará com dois representantes do Distrito Federal. Campeão e vice do Campeonato Candango sub-20, respectivamente, Real Brasília e Taguatinga levarão o nome da capital no torneio que reúne 128 equipes de todo o Brasil.

Mesmo sendo um torneio consagrado, a edição de 2022 promete ter um sabor ainda mais especial para os clubes, jogadores e apreciadores do esporte bretão. Isso porque as emoções voltam após quase dois anos. A disputa prevista para 2021 foi adiada por conta da pandemia de covid-19. Na última final, o Grêmio e Internacional invadiram a capital paulista com o charmoso clássico Gre-nal, que sacramentou o quinto título colorado na competição.

A disputa retorna animada e com a expectativa de promover novos craques, como de praxe. Em pouco mais de 52 anos, a Copinha foi palco para grandes exibições de nomes nos mais diversos períodos, como Casagrande, Raí, Dener, Kaká, Gabigol, Gabriel Jesus, Jô, Neymar e tantos outros. Neste ano, as expectativas giram em torno de nomes como Marcos Dias, do Vasco, Matheus França, do Flamengo, Ronald, do Grêmio, Endrick, do Palmeiras, Wesley Patati, do Santos, e Cauê, do Corinthians.

Característico da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o ritmo alucinante mexerá com a agenda de torcedores de norte a sul do país. Serão 23 dias de disputas até a grande final, em 25 de janeiro — com local ainda a ser definido. De início, 128 equipes divididas em 32 grupos estarão no páreo. Apenas os dois melhores de cada chave avançam à segunda fase. Ciente disso, o esporte candango espera emplacar pela segunda vez duas equipes na fase mata-mata do torneio.

Saiba como chegam as equipes do Distrito Federal:

Real Brasília

Atual campeão do torneio local sub-20, o Real Brasília está alocado no Grupo 32, ao lado de Capivariano-SP, Coritiba e Nacional-SP. O esquadrão aurianil jogará suas três partidas da primeira fase no Estádio Nicolau Alayon, na capital paulista. A estreia será em 5 de janeiro, quando encara o Coxa Branca, às 15h15. Três dias depois, o adversário será o Nacional-SP, às 13h. Por fim, no dia 11, a equipe da capital encerra a primeira fase diante do Capivariano, às 11h.

O elenco comandado pelo técnico Gérson Ramos contará com 30 peças, além da presença de alguns atletas que foram campeões candangos sub-15 e sub-17. Protagonista nas categorias de base do DF, o Real Brasília considera a força do conjunto o grande trunfo. Porém, a equipe conta com peças que podem ser destaques, como são os casos do lateral esquerdo Felipe Alves e do atacante Vinícius, artilheiro do Candangão sub-20.

Às vésperas do início da competição, todo o estafe aurianil se esforça para dar assistência psicológica e fisiológica aos atletas, de modo que os resultados dentro das quatro linhas apareçam. Para funcionários do clube, os cuidados são redobrados antes de um torneio com tamanha visibilidade.

Hoje, a marca do Real Brasília é nacionalmente conhecido pela ascensão no futebol feminino. Um dos representantes do DF na elite nacional, o clube ainda disputará a Supercopa do Brasil da modalidade. O sucesso no cenário eleva ainda mais a moral da diretoria para que o trabalho bem feito entre as mulheres seja reconhecido na modalidade entre os homens.

Visando a Copinha, o Real disputou amistosos para dar ritmo de jogo e testar peças do elenco. O saldo é positivo, pois a equipe comandada pelo técnico Gérson Ramos venceu três de seus cinco confrontos. Os dois primeiros triunfos vieram por goleadas por 4 x 1 sobre o Legião e 4 x 0 diante do Ceilandense. Na sequência, o time azul ainda superou o Atlético–GO por 1 x 0, mas caiu diante do Vila Nova por 2 x 1. No compromisso mais recente, os candangos ficaram no empate sem gols diante do Goiás, em Goiânia. 

Será a terceira participação do Real Brasília na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nas outras duas oportunidades, a equipe avançou à segunda fase. O objetivo em 2022, é pular ainda mais casas e surpreender no cenário nacional.

Real Brasília supera Atlético-GO em partida amistosa
Real Brasília supera Atlético-GO em partida amistosa (foto: Júlio César Silva/Real Brasília)

Tabela do Real Brasília

2 de janeiro
13h45 – Mirassol x Taguatinga (SporTV)

5 de janeiro
16h – Taguatinga x Sport (Paulistão Play e Eleven)

8 de janeiro
11h – Confiança x Taguatinga (Paulistão Play e Eleven)

Taguatinga

Carregando o nome de umas das maiores cidades do Distrito Federal, o Taguatinga aparece no Grupo 3, disputando com o Confiança, Mirassol e Sport. O TEC será o primeiro candango a entrar em campo na Copinha 2022. A estreia será neste domingo (2/1), às 13h45, diante do adversário paulista, na cidade Bálsamo. Três dias depois, o time medirá forças com o Leão da Ilha do Retiro, às 16h, e no dia 8, às 11h fechará a fase de grupos contra os sergipanos.

A Águia está na focada na Copinha desde 6 de dezembro, quando embarcou para São Paulo e deu início à preparação. Em solo paulista, a equipe do DF disputou dois amistosos. No primeiro, tropeçou por 3 x 2 diante do Red Bull Bragantino. Na partida mais recente, encarou o Desportivo Brasil e levou a melhor por 3 x 2.

O plantel conta, atualmente, com 28 jogadores e, segundo o presidente do clube, Edmílson Marçal, o número, porém, poderá ser reduzido para 25, devido a custos extras. Mesmo assim, o mandatário mostra satisfação com o grupo escolhido. “Nós consideramos o nível de todos os atletas muito bons, não existe hoje um super destaque. Nosso time é nivelado pelo alto. Por isso, temos grandes esperanças de classificar”, disse o cartola.

Apesar do otimismo do TEC, a equipe conta com apenas quatro atletas que participaram do vice-campeonato do Candangão sub-20. Contudo, a diretoria buscou peças de reposição em equipes do centro-oeste e nordeste brasileiro. A Copinha será excelente oportunidade para a capacitação de peças que poderão ser aproveitadas na categoria profissional, que disputará o Candangão 2022.

A Copa São Paulo de Futebol Jr. 2022 marcará a estreia do Taguatinga no torneio. O vice-campeonato candango sub-20 garantiu a equipe entre as 128 equipes brasileiras. O TEC será o 18º clube do DF a competir no torneio de base mais tradicional do país. 

Jogadores do Taguatinga comemoram gol
Jogadores do Taguatinga comemoram gol (foto: Divulgação/Taguatinga E.C.)

Tabela do Taguatinga

2 de janeiro
13h45 – Mirassol x Taguatinga (SporTV)

5 de janeiro
16h – Taguatinga x Sport (Paulistão Play e Eleven)

8 de janeiro
11h – Confiança x Taguatinga (Paulistão Play e Eleven)

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Plantel do Taguatinga
    Plantel do Taguatinga Foto: Divulgação/Taguatinga
  • Jogadores do Taguatinga comemoram gol
    Jogadores do Taguatinga comemoram gol Foto: Divulgação/Taguatinga E.C.
  • Real Brasília supera Atlético-GO em partida amistosa
    Real Brasília supera Atlético-GO em partida amistosa Foto: Júlio César Silva/Real Brasília
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação