MERCADO DA BOLA

Bota-fora de ano novo

Em busca de resultados melhores na temporada 2022, Corinthians, Vasco e São Paulo promovem extensas reformulações em seus elencos, com grande número de saídas, e deixam medalhões em busca de novos clubes

Correio Braziliense
postado em 02/01/2022 17:59
 (crédito: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
(crédito: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Nem só de contratações bombásticas sobrevive o mercado da bola de pré-temporada no Brasil. Em meio a negociações para reforçarem os elencos, alguns times do futebol nacional aproveitam as bancas de transações para promoverem um verdadeiro bota-fora em seus elencos. Em busca de resultados melhores em 2022, Corinthians, Vasco e São Paulo são os gigantes que aderiram às reformulações profundas nos grupos de jogadores. Nas primeiras semanas de movimentações, os três clubes estiveram muito mais ativos no espaço de vendas do que de compras.

Somadas, as barcas corintiana, são paulina e vascaína totalizam 44 jogadores. Alguns já saíram. Outros estão disponíveis. As movimentações, inclusive, colocaram a placa de "vende-se" em medalhões dos elencos. Ex-Vasco, o atacante Cano está perto do Fluminense. O zagueiro Leandro Castán e o goleiro Vanderlei também devem buscar novas equipes. No tricolor, o volante Benítez e o lateral Orejuela saíram. A lista do alvinegro paulista tem peças como o meia Luan, que teve o nome vinculado recentemente em uma possível troca com Pablo, nome negociável no Morumbi, que também ficou perto do Ceará.

Com o elenco extremamente inchado, o Corinthians tenta negociar nomes para aliviar a folha salarial, calculada em mais de R$ 14 milhões mensais. O time paulista já fechou o destino de nomes como os atacantes Matheus Davó e Janderson. Medalhões com pouco espaço, como o lateral Danilo Avelar e o atacante Luan, estão na lista de possíveis negociáveis do clube. São 15 nomes ocupando a barca do técnico Sylvinho. Oficialmente, o alvinegro trouxe apenas o volante Paulinho e sonha com o uruguaio Cavani como camisa nove para jogar a Libertadores na nova temporada.

Ao contrário do rival estadual, o São Paulo não terá uma competição de grande calibre pela frente. Com isso, somado ao desempenho instável de 2021, a meta é diminuir bastante o grupo do técnico Rogério Ceni. A porta de saída está escancarada no Morumbi. Benítez e Orejuela possivelmente irão se reencontrar no Grêmio — o lateral já acertou. Peças como os atacantes Eder e Pablo — na mira do Ceará — não devem emplacar o ano de 2022 vestindo a camisa da equipe. As chegadas, por outro lado, se resumem ao lateral Rafinha, ao goleiro Jandrei e ao meia-atacante Alisson.

Afundando na Série B do Brasileirão pela segunda temporada seguida, o Vasco segue com receitas consideravelmente mais baixas. A folha de salarial de 2022, por exemplo, não deve passar de 3,8 milhões. Com isso, somada a frustração esportiva no ano, a base do time titular embarcou na barca cruzmaltina. Ricardo Graça, Zeca, Andrey e Cano — principal referência ofensiva vascaína nos últimos anos — já deixaram o clube carioca. O zagueiro Leandro Castán e o goleiro Vanderlei devem ser os próximos. Para repor o elenco do recém-chegado, seis contratações, como Isaque e Luis Cangá. Raniel é um nome próximo.

Jogador

Caíque França (goleiro)

Léo Santos (zagueiro)

Matheus Alexandre (lateral)

Matheus Jesus (volante)

Sornoza (meia)

Matheus Davó (atacante)

Janderson (atacante)

Richard (volante)

Vitinho (meia)

Luan (atacante)

Danilo Avelar (lateral)

Thiaguinho (volante)

Marquinhos (meia)

Éderson (volante)

Everaldo (atacante)

Situação

Sem contrato

Emprestado (Ponte Preta)

Emprestado (Coritiba)

Emprestado (Ponte Preta)

Contrato rescindido

Emprestado (São Bernardo)

Emprestado (Grêmio)

Emprestado (Ceará)

Negocia com o Vasco

Lista de negociáveis

Lista de negociáveis

Lista de negociáveis

Lista de negociáveis

Lista de negociáveis

Lista de negociáveis

Jogador

Pablo (atacante)

Galeano (atacante)

Rodrigo Freitas (zagueiro)

Caíque (atacante)

Bruno Alves (zagueiro)

Orejuela (lateral)

Lucas Perri (goleiro)

Benítez (volante)

Rojas (atacante)

Shaylon (meia)

Hudson (meia)

Trellez (atacante)

Eder (atacante)

William (volante)

Denis Júnior (goleiro)

Situação

Lista de negociáveis

Fim de empréstimo

Sem contrato

Negocia a rescisão

Emprestado (Grêmio)

Emprestado (Grêmio)

Emprestado (Náutico)

Fim de empréstimo

Contrato rescindido

Contrato rescindido

Fim de contrato

Fim de contrato

Negocia rescisão

Fim de contrato

Negociado (Bahia)

Jogador

Cano (atacante)

Ricardo Graça (zagueiro)

Morato (atacante)

Ernando (zagueiro)

Léo Jabá (atacante)

Andrey (volante)

Walber (zagueiro)

Michel (volante)

Zeca (lateral)

Romulo (volante)

Marquinhos Gabriel (meia)

Leandro Castan (zagueiro)

Vanderlei (goleiro)

Daniel Amorim (atacante)

Situação

Não renovou

Negociado (Jubilo Iwata-Japão)

Fim de contrato

Fim de contrato

Fim de empréstimo

Não renovou

Fim de empréstimo

Fim de empréstimo

Fim de contrato

Fim de contrato

Não renovou

Fora dos planos

Fora dos planos

Fim de empréstimo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Cano, atacante do Vasco
    Cano, atacante do Vasco Foto: Rafael Ribeiro/Vasco
  • Pablo, atacante do São Paulo
    Pablo, atacante do São Paulo Foto: Rubens Chiri/São Paulo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação