SELEÇÃO

Férias regradas em prol da Copa

De olho em sequência com Tite, jogadores do futebol brasileiro mantém treinos no período de inatividade para ficarem no mesmo patamar físico dos atletas que atuam na Europa. Convocação para próximos jogos será na sexta-feira

Danilo Queiroz
postado em 04/01/2022 00:01
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

A temporada 2021 do futebol brasileiro acabou em 15 de dezembro com o título do Atlético-MG na Copa do Brasil. Seis dias antes, a Série A do Campeonato Brasileiro, que marcou o bicampeonato do Galo, teve sua última rodada. No período sem jogos, é comum os jogadores se desligarem da extenuante rotina de profissional da bola para curtirem as férias em lugares paradisíacos. Alguns atletas no radar de Tite, porém, estão seguindo uma rotina regrada, mesmo no descanso. A prática não se trata de algo incomum. Mas, em 2022, a disciplina tem uma razão especial: mostrar serviço em ano de Copa do Mundo.

Normalmente, os anos com Mundial no calendário não registram compromissos importantes de Data Fifa nos primeiros meses. Porém, com a agenda desregulada pela pandemia de covid-19 e a realização do Mundial do Catar atipicamente no fim do ano, a Seleção Brasileira tem jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas contra Equador e Paraguai em 27 de janeiro e 1º de fevereiro. A convocação para os duelos deve ser na sexta-feira. Como os jogadores que atuam na Europa estão em meio de temporada, os empregados em território nacional trabalham duro para não perderem espaço pela inatividade.

Figurinha carimbada nos últimos chamados de Tite, o meio-campista Everton Ribeiro é um deles. Aos 32 anos, o jogador do Flamengo já adotava os trabalhos leves entre temporadas. Com isso, não parou nas férias. Em meio aos registros das festas de fim de ano no feed do Instagram, o jogador vem utilizando a ferramenta de stories para postar exercícios em um jardim e até mesmo na praia onde descansa com a família para se manter em forma e pronto para uma convocação. Outro bastante lembrado em 2021, o goleiro Weverton seguiu o mesmo caminho e publicou atividades de defesas com reflexo.

A cartilha de atividades segue um padrão parecido com exercícios aeróbicos fortes para manter o corpo em dia. As tradicionais peladas de fim de ano também ajudam na missão. Destaque do Atlético-MG em 2021 e historicamente dedicado nos cuidados extra-campo durante a carreira, o atacante Hulk postou imagens de duas partidas disputadas com amigos em Campina Grande, na Paraíba. Convocado por Tite em agosto, o goleiro Everson ainda sonha com novas lembranças e foi outro a publicar imagens de treinos realizados em uma academia de Cancún, no México.

Time "europeu"

Na próxima convocação, prevista para acontecer na sexta, existe a chance da lista ser composta por brasileiros na Europa justamente pelas férias no Brasil. Os principais times retomam os treinos entre amanhã — caso de Weverton, no Palmeiras — e 15 de janeiro — situação de Guilherme Arana, no Atlético-MG. Everton Ribeiro e Gabi voltam ao Flamengo no dia 10. "Chega o final da temporada, tu atinges seus objetivos, tem a frustração de não consegui-los, mas, acima de tudo, fazer um trabalho onde o jogador tenha o peso da responsabilidade da Seleção, da história, da necessidade de desempenho e de resultado", destacou Tite, em maio.

Há onze meses da Copa do Mundo do Catar, o staff do técnico segue a prática comum de monitorar os atletas do radar da lista final de convocados. Um dos papéis do grupo é, justamente, obter informações sobre a condição física dos possíveis escolhidos para os jogos da Seleção Brasileira. Com isso, mesmo que o esforço das férias não resulte em uma convocação imediata para enfrentar Equador e Paraguai, o trabalho à parte está sendo observado e o comprometimento pode servir como trunfo extra para representar o país na luta pelo hexa entre novembro e dezembro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação