As nuances do Mister Sousa

Marcos Paulo Lima
postado em 07/01/2022 00:01

Poucos profissionais conhecem tão bem o novo técnico do Flamengo como Giacomo Cialdi. Cientista político e jornalista, o italiano é o autor do livro La Fiorentina di Paulo Sousa. Cronaca di due stagioni fuori dall'ordinario (A Fiorentina de Paulo Sousa. Crônica de duas temporadas fora do comum, editora Apice). De Florença, na Itália, o escritor topou ajudar a decifrar o técnico português de 51 anos contratado pelo clube rubro-negro. O novo comandante do time embarcou, ontem, nos braços da torcida e chega, hoje, ao Rio de Janeiro, para iniciar a nova era à frente da equipe.

Giacomo Cialdi acompanhou o trabalho de Paulo Sousa passo a passo na Fiorentina nas temporadas de 2015/2016 e 2016/2017. "Reconstituo as duas quase jogo a jogo, analisando o impacto do Paulo Sousa na Fiorentina, sobretudo no ambiente, o que foi bom, o que foi ruim, as polêmicas", destaca no bate-papo. Ele aborda o sistema tático, elege as piores e as melhores partidas da Fiorentina sob a batuta de Paulo Sousa, analisa o temperamento do treinador e aponta o momento em que a relação com o clube italiano começou a se deteriorar.

Aos rubro-negros ansiosos para saber se Paulo Sousa dará certo ou não no Ninho do Urubu, Giacomo Cialdi avalia. "Se você me perguntar o valor do profissional, para mim, ele é um bom treinador, e no Brasil vai conseguir se dar bem. Se for estabelecida uma boa relação, é capaz de fazer grandes coisas", aponta, destacando uma curiosidade cult sobre Paulo Sousa.

"Posso dizer-lhe que, ao contrário de muitos outros treinadores, é um homem de cultura. É apaixonado por literatura, em particular Fernando Pessoa e Antonio Tabucchi. Ele mencionou mais de uma vez esses dois escritores nas coletivas de imprensa. É apaixonado pelas letras", ressalta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação