Atletismo

Candangos na linha de chegada

Revelação do Distrito Federal, Caio Bonfim bate recorde brasileiro durante a Copa do Brasil de Marcha Atlética. Também brasilienses, Gabriela Souza Muniz e Elianay Pereira Barbosa venceram disputas femininas

Correio Braziliense
postado em 10/01/2022 00:01
 (crédito: Wagner Carmo/CBAt)
(crédito: Wagner Carmo/CBAt)

Depois de um título na categoria sub-18, dois na sub-20 e 10 consecutivos dos 20 km no adulto, o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) venceu a prova dos 35 km da Copa do Brasil de Marcha Atlética. Em circuito realizado, ontem, em Bragança Paulista (SP), o atleta não só venceu a prova como bateu o recorde brasileiro da especialidade, que era dele mesmo, com 2h39min19, desde a Olimpíada do Rio-2016. 

Para quebrar seu próprio recorde, Caio completou as 35 voltas do circuito em 2h33min57, cinco minutos e 22 segundos a menos do que sua melhor marca anterior. A prova foi realizada às 6h15 da manhã, com o tempo encoberto e 17º graus de temperatura. O recorde Sul-Americano foi batido, no sábado, pelo equatoriano Brian Pintado, que conseguiu 2h32min40. 

A competição, que abriu o calendário 2022 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), serviu para definir a equipe que representará o país no Campeonato Sul-Americano de Lima, no Peru, nos dias 5 e 6 de fevereiro. Durante o torneio, diversos marchadores alcançaram os índices mínimos para integrar a seleção brasileira no Mundial por Equipes de Mascate, em Omã, marcado para março de 2022.

Agora, o melhor marchador da história do Brasil está de olho em seu próximo desafio: o Sul-Americano de Lima. "Não sei que prova vou fazer. Meu 11º título no adulto e minha mãe tem 8. Eu sempre dizia que era mais fraco que ela. Mas, agora, a marca é minha", disse ele, sobre sua mãe Gianetti Bonfim.

A prova dos 20 km da Copa do Brasil foi conquistada por Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC). Foi a primeira vez que o atleta venceu a competição. O marchador deve disputar os 35 km em Dudince, na Eslováquia, em abril. "Se possível, quero obter o índice para o Campeonato Mundial também nos 35 km. Eu gostaria de ir ao Mundial para fazer os 20 e os 35 km, esse é o meu principal objetivo. E chegar ao top 20 no ranking da World Athletics deste ano", disse o brasileiro.

Provas Femininas

Na categoria feminina, a também brasiliense Gabriela Souza Muniz (CASO-DF) conquistou o primeiro título adulto nos 20 km, com 1:46:07. "No Sul-Americano, quero melhorar mais. Meu objetivo é treinar bastante e tentar fazer o índice para o Campeonato Mundial adulto", completou, referindo-se à competição marcada para julho, em Oregon, nos Estados Unidos.

Também do Distrito Federal, a vencedora dos 35 km feminino foi Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF), com 3:10:08. Foi o segundo título da atleta na Copa Brasil. "Eu não era favorita. Estamos na base, mas nós começamos a treinar mais cedo. Para muitos foi uma surpresa, mas eu estava preparada para ganhar e vim para ganhar", afirmou a atleta. "Foi uma prova dura, com vento. Os 35 Km exigem paciência e eu tive paciência", completou.

Homenagem

 A CBAt entregou, durante a Copa do Brasil, a placa de benemérito da entidade para o treinador e gestor do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO-DF), João Sena. O título foi outorgado por unanimidade pela Assembleia Geral da CBAt, em outubro de 2020, e entregue pelo presidente Wlamir Motta Campos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação