SELEÇÃO

Intensivão para o Mundial

SELEÇÃO Com vaga garantida para o Mundial de 2022, em novembro, Tite convoca, hoje, time para jogos contra Equador e Paraguai. Partidas iniciam série de testes de luxo para o técnico definir os 23 nomes que buscarão o hexa no Catar

Danilo Queiroz
postado em 13/01/2022 00:01
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Pouco mais de dois meses após a última convocação da Seleção Brasileira, o técnico Tite divulgará, hoje, às 11h, a mais nova lista de jogadores escolhidos para vestir a Amarelinha na próxima rodada dupla de jogos das Eliminatórias Sul-Americanas. Com a tranquilidade de ter garantido uma vaga antecipada para a Copa do Mundo de 2022, marcada entre novembro e dezembro, o treinador canarinho inicia, contra Equador e Paraguai, em 27 de janeiro, em Quito, e 1º de fevereiro, em Belo Horizonte, a série de testes de luxo para definir os 23 nomes que irão lutar pelo hexa, no Catar.

O "intensivão" verde e amarelo na primeira Data Fifa após a confirmação da vaga no Mundial promete uma luta grande por algumas posições que estão em aberto na equipe canarinha. Setores como a lateral esquerda e o ataque estão com a briga aquecida e com diversos nomes vislumbrando estar na lista final. No chamado de hoje, a expectativa é que Tite convoque 26 jogadores para compor o elenco da Seleção Brasileira. Na convocação de novembro, por exemplo, o treinador selecionou 23 nomes para a vitória contra a Colômbia e o empate contra a Argentina.

O acréscimo de três nomes e a consequente possibilidade de novidades no grupo para os primeiros compromissos da Seleção Brasileira em 2022 é explicado pela chance de baixas em meio aos jogos contra Equador e Paraguai. Na primeira partida, Lucas Paquetá e Fabinho estão fora para cumprirem suspensão. Thiago Silva, Marquinhos, Eder Militão, Casemiro, Gerson, Gabriel Jesus, Bruno Guimarães e Gabi integram a extensa lista de pendurados, que podem acabar de fora diante dos paraguaios em caso de punição com um cartão amarelo.

Base europeia

Lesionados, Neymar, Danilo e Richarlison também abrem brecha para outros nomes mostrarem serviço para o técnico da Seleção Brasileira. Em transição de temporada, nomes do futebol brasileiro que vinham sendo lembrados com frequência — como Everton Ribeiro, Gabi e Weverton — também não tem presença garantidas. A tendência, inclusive, é que Tite aposte em convocar nomes que vem atuando com frequência nas equipes da Europa. Na reta final de 2021, a comissão técnica do Brasil esteve no continente para observar de perto nomes do radar.

Além das duas próximas partidas, a Seleção terá, possivelmente, outros oito compromissos antes da abertura da Copa do Mundo do Catar, marcada para 21 de novembro. No final de março, em mais um Data Fifa reservada para o encerramento das Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil terá pela frente Chile, na Arena Fonte Nova, e Bolívia, em La Paz. Em junho, a janela de jogos tem espaço para até três amistosos. Em setembro, outros dois jogos amigáveis devem compor o calendário do time canarinho antes do fechamento do grupo para jogar o Mundial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação