CAMINHOS TRAÇADOS

CBF define adversários de Brasiliense e Ceilândia na Copa do Brasil

A confirmação veio por sorteio realizado na sede da entidade máxima do futebol nacional. Jacaré visita o Humaitá-AC, enquanto o Gato Preto recebe o Londrina

Victor Parrini*
postado em 17/01/2022 13:38 / atualizado em 17/01/2022 13:50
 (crédito: Amanda Paiva/CBF)
(crédito: Amanda Paiva/CBF)

Estão traçados os caminhos candangos na nova edição da Copa do Brasil. Na tarde desta segunda-feira (17/1), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sorteou, em sua sede no Rio de Janeiro, os duelos da primeira fase do torneio que envolve equipes de norte a sul do país. O Distrito Federal será representado pelo Brasiliense, atual campeão candango, e pelo Ceilândia, segundo colocado da competição local em 2021.

Alocado no Pote H, o destino do Brasiliense era encarar uma equipe do Pote H, pior ranqueada. Desta maneira, o Jacaré medirá forças com o Humaitá, do Acre. Por estar posições acima no ranking da CBF, o esquadrão amarelo jogará fora de casa, porém, com a vantagem do empate.

Atual vice-campeão candango, o Ceilândia estava no Pote G, pronto para conhecer o adversário do Pote C. O Gato Preto medirá forças com o Londrina. Ao contrário do Brasiliense, o alvinegro decidirá em casa sua sobrevivência na competição nacional. No entanto, para avançar, somente a vitória interessa aos comandados de Adelson de Almeida. O empate classifica os paranaenses.

Os duelos da primeira fase da Copa do Brasil estão previstos para quatro datas: 23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março. O calendário da competição seguirá em atualização conforme o avanço nas disputas. As duas partidas das finais estão programadas para 12 e 19 de outubro.

A Copa do Brasil 2021 seguirá os mesmos moldes de disputa das últimas temporadas. Nas duas fases iniciais, os classificados serão definidos em partidas únicas. A partir da terceira fase, os times brasileiros da Libertadores, os campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e da Série B do Campeonato Brasileiro, assim como o nono colocado na última Série A, se juntam aos classificados das etapas iniciais da competição nacional.

Considerado o torneio mais democrático do país, a Copa do Brasil seguirá os moldes de disputa das temporadas anteriores. O caminho até a final passará por confrontos únicos e eliminatórios nas duas fases iniciais e, a partir terceira fase, contará a presença dos times brasileiros na Libertadores, os campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B do Brasileiro.

Confira todos os confrontos da primeira fase:

Motoclub x Chapecoense
Icasa x Tombense

Bahia de Feira x Coritiba
Pouso Alegre-MG x Paraná

Mirassol x Grêmio
Azuriz x Botafogo-SP

URT-MG x Avaí
Ceilândia x Londrina

União Esporte Clube x Atlético-GO
Nova Venécia x Ferroviário

Porto Velho-RO x Juventude
Real Noroeste-ES x Operário

Ferroviária x Vasco
Grêmio Anápolis x Juazeirense-BA

Atlético-BA x CSA-AL
Trem-AP x Paysandu

São Raimundo-RO x Ceará
Tuna Luso-PA x Grêmio Novorizontino

Asa-AL x Cuiabá
Lagarto-SE x Figueirense

Altos-PI x Sport
Costa Rica-MS x ABC-RN

Sousa-PB x Goiás
Nova Iguaçu x Criciúma

Globo-RN x Internacional
Humaitá-AC x Brasiliense

Rio Branco-AC x Vila Nova-GO
Maricá-RJ x Guarani-SP

Sergipe-SE x Cruzeiro
Tuntum-MA x Volta Redonda-RJ

Portuguesa-RJ x CRB-AL
Operário-MT x Sampaio Corrêa-MA

Campinense-PB x São Paulo
São Raimundo-AM x Manaus-AM

Cascavel-PR x Ponte Preta-SP
Tocantinópolis-TO x Náutico-PE

Salgueiro-PE x Santos
Fluminense-PI x Oeste-SP

Castanhal-PA x Vitória-BA
Glória-RS x Brasil de Pelotas-RS

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação