GUIA DO CANDANGÃO

De volta à elite Brasília, quer retomar os caminhos de glórias

Oito vezes campeão candango, o Colorado está de volta à elite da capital após cinco anos brigando pelo acesso. Elenco chega embalado pelo vice-campeonato da segunda divisão em 2021

Victor Parrini*
postado em 21/01/2022 19:29 / atualizado em 21/01/2022 19:34
 (crédito: Gabriel Aurelio/Brasília F.C.)
(crédito: Gabriel Aurelio/Brasília F.C.)

Dono de oito canecos do Campeonato Candango, o Brasília retorna à elite do Distrito Federal após cinco anos atolado na segunda divisão. Em 2021, o Colorado foi vice-campeão do Segundinha, ficando atrás apenas do Paranoá. Agora, na volta ao mais alto escalão do futebol local, o Colorado espera retomar os caminhos de glórias e vitórias. Para isso, repatriou o técnico Luís Carlos Souza, campeão da Copa Verde pelo clube em 2014.

Como de praxe, o Brasília trabalha com a possibilidade de mandar suas partidas na Arena BRB Mané Garrincha. Contudo, ainda não há confirmação entre o clube e a empresa que administra o estádio. O Defelê, na Vila Planalto, é outra opção do time vermelho e será o palco da estreia como mandante, na segunda rodada do Candangão, contra Unaí.

Se comparado aos adversários pelo título, o Brasília iniciou sua preparação para o Campeonato Candango com certo atraso. O time se apresentou somente em 3 de janeiro. A justificativa foi encurtar os trabalhos e minimizar os gastos de uma pré-temporada mais alongada. Nesse período, o Colorado realizou apenas um amistoso, contra o Vila Nova-GO, em solo goiano, no empate por 1 x 1.

Mas, apesar do pouco tempo de trabalho, as expectativas da equipe vermelha para a disputa do torneio mais tradicional da capital são altas. “Um time com a tradição do Brasília, campeão local, regional e com participação em Copa Sul-Americana, não pode pensar somente em competir”, ressalta o gerente de futebol, Marcelo Silvera.

Para concretizar o sonho de ir longe no Candangão, a diretoria investiu, também, em jogadores com experiência, como é o caso do zagueiro Tairone, de 32 anos. Esta será a primeira vez que o gaúcho disputará o torneio do Distrito Federal. “Estou muito feliz e motivado em disputar a competição. Sei do nível de competitividade, mas estamos nos preparando bem”, contou.

Driblador e velocista, o meia Willian, figura conhecida da torcida do Brasília e de outros adeptos do futebol candango, espera ajudar a impulsionar o esquadrão colorado na competição. “É ter pés no chão, pois nos apresentamos um pouco tarde. Mas um dos nossos objetivos é passar pela primeira fase, chegar entre os quatro semifinalistas e disputar a final. Nossa vontade vai sobressair”, garante.

Brasília faz ajustes finais para o retorno à elite do DF
Brasília faz ajustes finais para o retorno à elite do DF (foto: Gabriel Aurélio/Brasília F.C.)

Cautela pelo sucesso

Apesar da campanha invicta na segunda divisão candanga em 2021, para o técnico Luís Carlos Souza, é preciso ter cautela, pois o campeonato agora é outro. “São campeonatos distintos. O nível técnico dos times e os jogadores são diferentes. O Brasília formou um novo grupo. E, toda equipe que sobe, trabalha com o primeiro objetivo de sempre permanecer na primeira divisão”, pondera.

“Existe um frio na barriga em voltar a representar o time que ajudei a conquistar excelentes resultados. Trabalho com a responsabilidade de levar o Brasília fazer o melhor campeonato possível”, prospecta.

O retorno colorado aos gramados da elite do futebol candango acontece no domingo (23/1), fora de casa, às 15h30, diante do Luziânia, no Estádio Serra do Lago. A estreia em casa está prevista para quarta-feira (27/1), também às 15h30, contra o Unaí, no Defelê.

Elenco do Brasília para o Candangão

Goleiros: Roger Kath, Luan Carlos, Gabriel Lopes e Marcos Diniz;
Laterais: Leandro Morais, Matheus Rocha e Gabriel Oliveira;
Zagueiros: Tairone, Vinícius Machado, Adilson, Santiago e Vinycius Cardoso;
Volantes: Dadinho, Obina e Matheus Johnson;
Meias: Talles Cunha, Messi, Willian, Caio Henrique, Lucas Perdomo e Gabriel Kersul;
Atacantes: Titico, Lucas Victor, Wesley Júnior, João Agrella, Ian Carlos, Erick Ignacio, Léo Veloso e Wagner.

Técnico: Luís Carlos Souza
Presidente: Flávio Simão
Estádio: Arena BRB Mané Garrincha (Brasília) e Defelê (Vila Planalto)

Jogos na primeira fase
1ª rodada
23 de janeiro (domingo)
15h30 Luziânia x Brasília

2ª rodada
26 de janeiro (quarta-feira)
15h30 Brasília x Unaí

3ª rodada
29 de janeiro (sábado)
15h30 Ceilândia x Brasília

4ª rodada
2 de fevereiro (quarta-feira)
15h30 Brasília x Brasiliense

5ª rodada
5 de fevereiro (sábado)
15h30 Capital x Brasília

6ª rodada
9 de fevereiro (quarta-feira)
15h30 Brasília x Paranoá

7ª rodada
13 de fevereiro (domingo)
15h30 Gama x Brasília

8ª rodada
16 de fevereiro (quarta-feira)
15h30 Brasília x Santa Maria

9ª rodada
19 de fevereiro (quarta-feira)
15h30 Taguatinga x Brasília

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação