ELIMINATÓRIAS

Vini Jr. e mais 10: atacante do Real lidera time contra o Equador

Com a ausência de Neymar, Tite apostará no atacante brasileiro de melhor momento na Europa para comandar o ataque canarinho nesta quinta-feira (27/1), contra o Equador. Em recuperação no Aston Villa, Coutinho é outra novidade no time

Danilo Queiroz
postado em 27/01/2022 11:32 / atualizado em 27/01/2022 11:55
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

A temporada 2021/2022 dos brasileiros na Europa está centrada em um nome absoluto. Atravessando grande fase no Real Madrid, o atacante Vinicius Jr. vem sendo o principal destaque tupiniquim nas principais ligas do Velho Continente. E, no primeiro teste da Seleção Brasileiro no ano da Copa do Mundo do Catar, Tite não esquivará da tendência. Hoje, às 18h, contra o Equador, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, o jogador lidera a linha de frente verde amarela ao lado de Matheus Cunha e Raphinha.

Ao assumir a vaga de protagonista da Seleção de Tite que normalmente pertence a Neymar — fora da jornada dupla de jogos das Eliminatórias Sul-Americanas devido a uma lesão —, Vini Jr. tem reconhecido todo o trabalho feito no Real Madrid. Na temporada 2022, o jovem tem 15 gols e 10 assistências em 10 jogos. O brasileiro também é quem mais dribla com êxito nas partidas do Campeonato Espanhol. O desempenho causou frisson por mais chances com a Amarelinha.

Após relutar na última convocação, quando chamou Vinicius Jr. apenas após o corte de Roberto Firmino, Tite se rendeu e apostará no garoto na primeira partida de 2022, que reserva a Copa do Mundo nos meses de novembro e dezembro e o manterá como titular, assim como no clássico contra a Argentina. "O tripé da frente, dos homens de lado, como a equipe se moldou e se adaptou bem, vai ser mantido. Com Vinicius, Raphinha, Cunha e a gente ter essas amostragens, essa sequência que vai se mostrando. Do meio para trás, a estrutura e o posicionamento se mantém", adiantou o treinador.

Companheiro de Vinicius no Real Madrid, o volante Casemiro comparou os cenários do atacante no clube e na Seleção Brasileira. "É outro estilo de jogo, é outra adaptação, a concorrência é diferente. Então, cada lugar é uma história. É claro que, quanto mais rápido se adaptar, é mais importante para ele, mas nós não podemos esquecer que ele tem 21 anos e o processo de aprendizado é esse, vai continuar jogando muito, a crescente dele é muito boa", destacou o camisa cinco.

Após dias de indefinição e pressão pela presença da torcida, o jogo contra o Equador terá a liberação de 50% de público. Uma reunião na véspera da partida definiu a abertura das arquibancadas. A liberação, após receios pelo avanço da covid-19, foi feita pelo Comitê de Gestão de Riscos do Equador.

Testes

Com a vaga garantida na Copa do Mundo de forma antecipada, os convocados por Tite para os dois próximos jogos da Seleção Brasileira alimentam a expectativa de ganharem minutos para mostrar serviço com a Amarelinha. Para alguns, a chance virá no decorrer dos minutos contra o Equador. Para outros, a oportunidade deve vir diante do Paraguai, na terça-feira, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Ontem, o treinador confirmou a intenção de rodar a equipe nos próximos compromissos.

"Podemos esperar mudanças de um jogo para o outro. A média nossa, nesses 13 jogos, são quatro substituições por jogo. Tenho dito aos jogadores que esses que entram vão estar decidindo a partida, porque vão estar em momento crucial. Então, essa é a preparação, senão dos que iniciam, mas de deixar todos preparados para aquilo que tem que fazer. Principalmente, no aspecto organizacional, depois é o talento. Ele com a bola, na qualidade do passe, da verticalidade, do um contra um, da finalização. De um jogo para o outro vou mudar, mas não externando de forma pública", explicou.

Ficha técnica

Equador x Brasil
Vale o quê? Eliminatórias da Copa do Mundo - 15ª rodada
Onde? Estádio Casa Blanca - Quito (EQU)
Quando? Quinta-feira (27/1), às 18h
Transmissão: TV Globo e SporTV

Equador
Domínguez; Ángelo Preciado, Torres, Hincapié e Estupiñán; Franco, Caicedo e Gruezo; Ayrton Preciado, Plata e Enner Valencia. Técnico Gustavo Alfaro

Brasil
Alisson; Emerson, Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Coutinho; Raphinha, Vinícius Júnior e Matheus Cunha. Técnico: Tite

Árbitro: Wilmar Roldan (COL)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação