JUDÔ

Rafaela Silva conquista o ouro no Grand Prix de Portugal com ippon

Correio Braziliense
postado em 29/01/2022 00:01
 (crédito: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)
(crédito: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Rafaela Silva está de volta ao topo do pódio no judô. A brasileira, que não foi aos Jogos Olímpicos de Tóquio por causa de suspensão por doping, conquistou a medalha de ouro no Grand Prix de Almada, em Portugal, ontem, fechando a participação na competição com belo ippon sobre a holandesa Pleuni Cornelisse.

A primeira medalha do judô brasileiro em 2022 veio em grande estilo, na categoria leve (menos de 57kg), com belas lutas da campeã olímpica de 2016. A conquista, bastante comemorada e com lágrimas de emoção, veio na estreia de Sarah Menezes como técnica, em parceria vitoriosa. Em sua segunda competição oficial após os dois anos de suspensão, Rafaela Silva ganhou as quatro lutas e se redimiu do retorno oficial, no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, em novembro de 2021, quando caiu na primeira.

A brasileira de 29 anos precisava dos 700 pontos que as medalhas de ouro do circuito mundial proporcionam para voltar a subir no ranking. Atualmente, ela está apenas no 175° lugar. Agora, vai para uma posição bem melhor em sua busca para figurar entre as melhores da categoria.

Em Almada, Rafaela abriu e fechou a competição com ippons. Na primeira luta, venceu Evelyne Tschopp, da Suíça, em apenas 34 segundos. Em um duelo mais equilibrado nas quartas de final, superou a checa Vera Zemanova por waza-ari. Na semi, após quase dois minutos de golden score, novo waza-ari agora sobre a sul-coreana Eunsong Park.

Diante da holandesa de 22 anos, valeu a experiência da brasileira. Rafaela fez bem a pegada nas costas e realizou o belo movimento para jogá-la no tatame. Saiu com punho cerrado, apontou as céus e depois fez coração para avisar que está de volta com tudo ao circuito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação