A promessa feita por Tite antes mesmo do tumultuado empate da Seleção Brasileira contra o Equador, na quinta-feira, será cumprida, hoje, contra o Paraguai, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. No jogo das 21h30, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o treinador canarinho começará a rodar o elenco convocado para viabilizar o maior número de opções táticas possíveis para a disputa da Copa do Mundo do Catar, marcada entre novembro e dezembro de 2022. No novo compromisso do time, são esperadas seis mudanças entre os titulares.
Reservas ou indisponíveis na primeira rodada dupla de jogos na temporada da busca do hexa mundial, Lucas Paquetá, Fabinho, Éderson, Daniel Alves, Marquinhos e Alex Telles serão as novidades. O setor defensivo do time verde e amarelo é o mais modificado. Apenas Thiago Silva será mantido. Algumas das mudanças, porém, são forçadas. Éder Militão e Emerson Royal estão suspensos. Alex Sandro testou positivo para covid-19 e também não joga. As trocas de Alisson, Fred e Fabinho são por opção do treinador tupiniquim para o jogo.
O quarteto ofensivo, por sua vez, será o mesmo da partida contra o Equador: Philippe Coutinho, Raphinha, Vini Júnior e Matheus Cunha serão os responsáveis pelo setor criativo da Seleção Brasileira no encontro contra o desesperado Paraguai, o 19º na tabela e com chances remotas de ir ao Catar. Tite tratou como grande desafio "conjugar" o jogo coletivo com o individual. "É o grande desafio. Ter estrutura de conjunto que permita o individual aparecer. E não transferir responsabilidade, dando um jogo, meio jogo, bota e tira. Dar estrutura de equipe para que o atleta desempenhe o melhor. É o nosso objetivo", avaliou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.