Primeiro Fla x Flu do ano sob nova direção

Medalhões voltam ao time rubro-negro enquanto Abel busca o terceiro título dele com o tricolor

Correio Braziliense
postado em 06/02/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Cortes/Flamengo)
(crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)

Flamengo e Fluminense já atuaram três vezes no ano, mas a temporada começa para valer hoje, 16h, no Engenhão. Sob nova direção, as equipes se enfrentam no primeiro clássico de 2022 pelo Campeonato Carioca (transmissão da TV Record). Será o teste de batismo para o estreante português Paulo Sousa e, também, a Abel Braga, em sua quarta passagem pelo time tricolor.

Com o Maracanã fechado para reformas do gramado, o primeiro encontro entre os rivais em 2022 estava marcado, inicialmente, para o estádio Mané Garrincha, em Brasília. Depois, mudou para Volta Redonda e, por fim, acabou confirmado para o Engenhão, onde o rubro-negro perdeu apenas 14 vezes em 101 jogos disputados (53 vitórias e 34 empates) e está invicto desde 2018. Um desafio a mais para Abel Braga e sua trupe tricolor.

Paulo Sousa fez seu primeiro jogo no comando do Flamengo na fácil vitória sobre o Boavista, por 3 a 0. O adversário não era dos mais fortes, e a equipe utilizada foi recheada de reservas. Mas o futebol empolgou, assim como a postura do português na beira do campo, "jogando com o time".

Após duas derrotas seguidas para o rival e somente um triunfo nos últimos seis clássicos, o Flamengo terá quase todos os titulares para findar um incômodo jejum. Bruno Henrique deve fazer sua estreia no ano. Gabriel Barbosa, Arão, David Luiz e Everton Ribeiro já haviam entrado no decorrer do jogo passado e também serão escalados. Nas demais posições, Paulo Sousa deixa a disputa em aberto.

"Ainda estamos em pré-temporada. Pelo volume de trabalho, temos que ter cuidado para darmos sequência ao nível competitivo", alerta o português. "Temos de ajustar os minutos para todos chegarem a um bom volume, depois podemos ter a decisão de um 11 base. Importante todos conhecerem sua responsabilidade em campo com e sem bola. Todos vão ser chamados e precisam estar prontos", segue, deixando aberta a disputa pelas vagas. "Eles têm de mostrar competitividade nos treinos para jogar."

Matheuzinho, Thiago Maia, Vitinho e Marinho foram bem na rodada passada, receberam elogios do técnico e ficam na expectativa de seguirem entre os escolhidos por Paulo Sousa, que revelou a repetição de alguns jogadores, sem avisar quais. Hugo Souza deve ser mantido no gol, com a impossibilidade da volta de Diego Alves.

"Pedreira, né?"

Abel Braga já ganhou duas vezes o título carioca com o Fluminense, em 2005 e 2012, e voltou para acabar com a hegemonia do Flamengo, que ergueu as últimas três taças. A diretoria atendeu o pedido do técnico e contratou nomes de peso, como Fábio, Felipe Melo, Nathan, Willian Bigode e Cano pensando em "grande temporada".

Todos querem disputar o clássico, no qual Abel tentará aparar arestas com os torcedores após ser chamado de "burro" diante do Audax por não promover a entrada de Ganso no decorrer da vitória por 1 a 0. O técnico ainda recebeu vaias, mas evitou confrontar os tricolores.

"O torcedor é soberano, ele pede quem quiser, ele vaia, xinga, tem o direito de pedir quem quiser, mas eu vou ganhar ou perder com a minha cabeça."

Com suas convicções, Abel mostra confiança em um bom resultado no clássico, que pode deixar o vencedor na liderança do Campeonato Carioca. "Pedreira, né?"

Não podia ser diferente, eles estão motivados, com novo treinador e sempre com uma equipe forte, mas o Fluminense não se rende para ninguém", garante, antes de revelar um time ambicioso no Engenhão.

"Vamos pensar em uma estratégia e jogar sempre com o pensamento que vamos vencer, e é o que nós queremos. O respeito é mútuo, ainda mais por conta dos últimos resultados, mas nós vamos com uma convicção muito grande de fazer um bom jogo."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação