NBB

Brasília Basquete mostra garra, mas cai para o Caxias do Sul no NBB

Equipe da capital federal saiu atrás no placar, reagiu, mas foi derrotada pela diferença mínima em partida parelha no Ginásio Nilson Nelson. O próximo compromisso será na quarta-feira (9/2), diante do União Corinthians

Victor Parrini*
postado em 07/02/2022 22:29
 (crédito: Matheus Maranhão/@mmaranhaofoto)
(crédito: Matheus Maranhão/@mmaranhaofoto)

Não faltou garra para o Brasília Basquete. Na noite de segunda-feira (7/2), o esquadrão do Distrito Federal mediu forças o Caxias do Sul pelo returno do Novo Basquete Brasil (NBB). O duelo era providencial para a equipe da capital encerrar o jejum de três partidas sem vitórias. No entanto, no detalhe, Regis Marelli e seus comandados foram derrotados em casa por 79 x 78.

Apesar do primeiro quarto abaixo do esperado, o Brasília Basquete mostrou poder de reação e controlou o jogo a partir do segundo quarto. O domínio candango foi ainda mais contundente na volta dos vestiários, quando abriu oito pontos de vantagem, ficando próximo da vitória. Contudo, os gaúchos não se deram por vencidos, equilibraram o confronto no quarto final, viraram e fecharam a casinha, garantindo o triunfo importante longe do Rio Grande do Sul.

O jogo

As movimentações no período inicial sugeriam um Brasília agressivo. E logo na primeira trama ofensiva, o armador Fischer dominou na linha dos três pontos e, mesmo marcado, colocou no alvo. Mas o ímpeto candango foi interrompido na sequência, quando o ala nascido no DF, Pedro Mendonça, roubou a cena. Ainda na defesa, ele recuperou a bola e avançou em velocidade para descontar de bandeja. O ala do Caxias ainda encontrou brechas para incomodar com assistências e chutes de longa distância, fechando o primeiro quarto com ampla vantagem por 26 x 14.

Em desvantagem no placar, o Brasília decidiu redobrar o cuidado com a marcação e diminuir o poderio ofensivo adversário. Os donos da casa conseguiram contornar parte dos erros do primeiro período e encontraram espaços para envolver os gaúchos. Fischer era o principal articulador de jogadas e, em muitos momentos, o finalizador delas. O desempenho fez com que o esquadrão do DF vencesse o segundo quarto por 18 x 14 e diminuísse o prejuízo no placar geral para oito pontos, a vantagem que terminou em 12 no quarto inaugural: 40 x 32.

O Brasília voltou extremamente concentrado para o terceiro quarto. Com a marcação acertada, os candangos roubaram a bola duas vezes logo no início da parcial e cortaram a desvantagem para quatro pontos, com Ronald e Thomas. O ímpeto dos donos casa continuou após belo chute de três de Rojas. O jogo ficou lá e cá. Tanto os donos da casa quantos os gaúchos aproveitavam cada espaço para arremessos certeiros. Porém, a equipe da capital federal não tirou o pé do acelerador e seguiu dominando e fechando as portas para o adversário, vencendo o período por 27 x 15, garantindo a liderança no placar geral por 59 x 55

A missão do esquadrão da capital federal no quarto final era nítida: repetir o desempenho do período anterior e garantir a vitória. O Caxias do Sul, porém, não facilitou a vida do Brasília. A vantagem que era de oito pontos caiu para apenas um, faltando menos de cinco minutos para o fim da partida. Explorando bem o oportunismo do ala Humberto, os gaúchos não só empataram, como viraram na reta final do confronto. Assim, apesar da reaão, o time do DF encontrou dificuldades para concluir as ofensivas e sucumbiu por 78 x 79 em jogo parelho.

O que vem por aí

Com a derrota, o Brasília Basquete segue na 17ª colocação do NBB. Regis Marelli e seus comandados terão pouco tempo para absorverem a derrota. O esquadrão do DF retorna às quadras na próxima quarta-feira (9/2), às 20h, quando recebe o União Corinthians.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação