LIBERTADOORES

Conheça a fonte de fé que move o Fluminense na Libertadores

"Papa" tricolor abençoa começo da campanha do time, nesta terça-feira (21/2), contra o Millonarios, em busca da conquista inédita. Morador de Taguatinga usou devoção ao clube e religião como terapia contra depressão e virou personagem folclórico nos estádios

Victor Parrini*
postado em 22/02/2022 08:00 / atualizado em 22/02/2022 11:26
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Quando o assunto é Libertadores, a fé move montanhas e agita arquibancadas de toda a América do Sul. Nesta terça-feira (21/2), às 21h30, é a vez de o Fluminense e sua torcida colocarem suas crenças em jogo na partida de ida contra o Millonarios, no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Além dos 11 homens em campo, o tricolor carioca contará no duelo pela fase preliminar com um apoio "divino" no Distrito Federal.

Morador de Taguatinga, Severino Mendes, de 57 anos, é um dos milhões de tricolores espalhados pelo Brasil. O torcedor do quadradinho chama a atenção por aliar a paixão pelo Flu à fé católica. O aposentado é uma das figuras mais carismáticas em jogos da equipe. Desde 2004, ele se fantasia de papa nas arquibancadas com o intuito de unir a religião ao amor pelo time do coração.

"O principal motivo para começar a usar a fantasia foi uma forte depressão. A partir daí, aliei minha paixão pelo Fluminense à minha crença católica e deu certo", explica. "Quando vou aos estádios, sou bem recebido pelos outros torcedores, que me pedem bastante fotos."

Mendes homenageia o papa João Paulo II, que visitou o Brasil, em 1984, e viu a torcida tricolor cantar "a bênção, João de Deus", no Maracanã. Ele se orgulha de ter acompanhado a equipe em mais de 50 partidas, além de ter testemunhado todas as exibições em Brasília. Para ele, que esteve no vice-campeonato da Libertadores, em 2008, contra a Liga Deportiva Universitaria do Equador, torcer em Libertadores está longe de ser um novo exercício de fé.

Ele lembra com carinho da classificação heroica, na vitória por 3 x 2, pelo jogo de volta das quartas de final contra o São Paulo, também em 2008. "Foi emocionante. O gol do Washington no fim da partida foi uma explosão de emoção no 'Maraca', com choro para todos os lados", recorda.

Se a fé caminha com o futebol, os números sustentam o otimismo para a retomada da caça ao título inédito. Em oito partidas pelo Campeonato Carioca, Abel Braga e seus comandados conquistaram sete vitórias, duas delas em clássicos, sobre Flamengo e Botafogo. A equipe é líder isolado do Estadual com 21 pontos e 87,5% de aproveitamento.

Severino Mendes faz menção ao papa João Paulo II, que visitou o Brasil em 1984 e virou hit da torcida
Severino Mendes faz menção ao papa João Paulo II, que visitou o Brasil em 1984 e virou hit da torcida (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Transcendental

Ponte tricolor entre o divino e os gramados, Severino Mendes enxerga que o confronto diante dos colombianos não será fácil. Além do adversário, a equipe carioca enfrentará a temida altitude de 2.552 metros.

"Libertadores é muito difícil, principalmente na altitude, mas creio nos guerreiros tricolores. Com a experiência do Abel Braga e a chegada dos reforços, o time vem tomando corpo. Se der a lógica, o Fluminense avança com a graça de Deus. Acredito na vitória por 2 x 0. Com esse placar, teremos um jogo mais tranquilo no Rio".

Para sair em vantagem no duelo, o Flu conta com alguns trunfos. Um dos reforços para a temporada, Willian Bigode, campeão continental por Palmeiras (2020 e 2021) e Corinthians (2012), espera fazer a diferença. Lá trás, goleiros e defensores em alta trazem boas expectativas. Dos 20 clubes da Série A do Brasileiro, o tricolor é que melhor se defende, com dois gols sofridos em oito jogos neste início de temporada.

Ficha técnica

Pré-Libertadores
Millonarios x Fluminense (jogo de ida)

Prováveis escalações

Millonarios: Montero; Román, Llinás, Bargas e Murillo; Vega, Vásquez, Sosa, Ruíz e Silva; Herazo. Técnico: Alberto Gamero

Fluminense: Marcos Felipe; Nino, Felipe Melo e Luccas Claro; Samuel Xavier, André e Cristiano; Luiz Henrique, Yago Felipe, Willian e Cano. Técnico: Abel Braga


Onde: El Campín, Bogotá
Quando: Terça-feira (22/2), às 21h30
Controle remoto: SBT, ESPN e Star+
Árbitro: Dario Herrera (ARG)

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação