Rival do Brasiliense também é debutante

Correio Braziliense
postado em 23/02/2022 00:01
 (crédito: Jefferson Rudy/CB/D.A Press)
(crédito: Jefferson Rudy/CB/D.A Press)

O último membro da lista de clubes que terão a primeira vez na Copa do Brasil atravessará o caminho do Brasiliense. Hoje, às 22h, o time candango tenta encerrar a sina de fracassos do futebol local diante do estreante Humaitá-AC. O Distrito Federal não vence um jogo na competição nacional desde 2016, com o Gama. De lá para cá, amargou tropeços que causaram eliminações ainda na primeira fase. Contra o adversário de pouca tradição no torneio, o finalista de 2022 joga por um empate, no estádio Florestão, em Rio Branco, para ir adiante na competição nacional.

O primeiro jogo do Jacaré em 2022 tem uma coincidência com a histórica campanha da Copa do Brasil de 2002, quando foi vice-campeão do torneio nacional. Há vinte anos, o início da caminhada do Brasiliense também foi contra um rival do Acre. Na ocasião, o time amarelo mediu forças com o Vasco-AC. O clube candango perdeu o primeiro jogo, fora de casa, por 2 x 1. Na volta, no Estádio Serejão, a vitória, por 1 x 0, foi suficiente para avançar de fase graças ao gol marcado na casa do adversário acreano.

Agora, a expectativa é de uma classificação sem tantos percalços. O regulamento do torneio nacional dá ao Brasiliense o direito de empatar por qualquer placar para seguir adiante na Copa do Brasil. O Jacaré conseguiu a vantagem por estar mais bem posicionado em relação ao Humaitá no ranking de clubes da CBF. Desde que a entidade máxima adotou como critério de classificação no mata-mata, é a primeira vez que um time candango é beneficiado por ele.

Na partida que marcará a história do Tourão do Norte, o Brasiliense jogará desfalcado por um motivo curioso. Com apenas a primeira dose da vacina contra a covid-19 na carteira de vacinação, o Jacaré não poderá contar com os goleiros Edmar Sucuri e Fernandes, o volante Lúcio e o atacante Daniel Alagoano. O ciclo completo de imunização é uma exigência do protocolo das competições nacionais. Para não ficar apenas com um arqueiro disponível para a partida, o time amarelo contratou Artur, ex-Caeté, para brigar por posição com Matheus Brandão na estreia. (DQ)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação