Ontem, a Embaixada do Brasil em Kiev emitiu um comunicado divulgando a possibilidade de fuga para a fronteira com a Romênia aos brasileiros em solo ucraniano. Os jogadores tupuniquins que atuam no campeonato do país do Leste Europeu, porém, alegaram falta de segurança e optaram por não tentar embarcar no trem com destino a Chernivtsi, no oeste da região em guerra. Ao todo, 43 atletas nacionais estão espalhados entre times das três divisões do futebol do Ucrânia.
De acordo com os atletas, seria necessário caminhar cerca de 52 quilômetros para chegar na Romênia, após eventual desembarque na cidade ucraniana. O percurso, porém, precisaria ser feito de madrugada, quando as tropas russas costumam intensificar os ataques sobre o território da Ucrânia. A incerteza de segurança causou temor nos atletas. A maioria deles está acompanhado de familiares, principalmente mulheres e crianças.
"Começou o bombardeio e nos avisaram que vai ter bastante confronto nas ruas. A gente não pegou esse trem, continuamos no hotel", explicou o atacante Vitinho, ex-Athletico-PR, em entrevista ao portal GE.com. Em conversa com o Correio no primeiro dia da invasão russa à Ucrânia, o volante Maycon, revelado pelo Corinthians, relatou a situação tensa dos brasileiros em meio ao conflito entre os países do Leste Europeu.
"Temos duas preocupações: uma delas é com a alimentação. Não sabemos até quando teremos comida, principalmente para as crianças. Muitos de nós estamos com os filhos aqui. A outra questão é a comunicação. Não sabemos até quando teremos internet para falar com os nossos parentes e, principalmente, solicitar ajuda", explicou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.