Copa do Brasil

Histórico! Ceilândia vence Avaí e avança para a terceira fase da Copa do Brasil

Com sufoco e emoção, Gato Preto supera chuva e gramado pesado em Florianópolis para vencer o Leão da Ilha e conseguir vaga inédita na terceira fase da competição nacional

Danilo Queiroz
postado em 11/03/2022 00:38 / atualizado em 11/03/2022 00:38
 (crédito: Frederico Tadeu/Avaí F.C.)
(crédito: Frederico Tadeu/Avaí F.C.)

O ditado popular versa que gato escaldado tem medo de água fria. Mas com o Ceilândia foi diferente. Em um jogo truncado e faltoso — com direito a expulsões — marcado por uma chuva torrencial, o time da capital federal alcançou um feito inédito na Copa do Brasil. Ontem, o alvinegro não se intimidou diante do Avaí, time da Série A do Campeonato Brasileiro, e das condições adversas provocadas pelo clima no Estádio da Ressacada e, apostando na disposição, a equipe candanga conseguiu se impôr diante do leão da ilha: venceu por 2 x 1 e confirmou a vaga na sequência do torneio nacional.

A vaga é importante para o Ceilândia por diversos fatores. Além da chance de enfrentar times grandes na terceira fase — a CBF definirá os confrontos por sorteio —, o Gato Preto ganhou moral para a reta final do Campeonato Candango na temporada em que jogará a Série D do Campeonato Brasileiro. O alvinegro recebeu, ainda, um reforço importante para os cofres com a premiação de R$ 1,9 milhão pela vitória contra o Avaí.

A forte chuva em Florianópolis atrasou o início do jogo em 1h. Quando a bola rolou, o campo encharcado influenciou bastante no desempenho das duas equipes. No primeiro tempo, a partida foi marcada por divididas fortes e bastante vontade dos times para vencer os empecilhos causados pelas poças d'água. O Ceilândia foi o primeiro a conseguir. Aos 19 minutos, Crystian aproveitou bobeada da zaga e colocou os candangos na frente. Mas a alegria durou pouco. Com 21, Morato chutou forte para vencer Matheus Kayser. Na reta final, Bruno Silva e Igor Ribeiro se desentenderam em campo e foram expulsos.

Debaixo de forte chuva na Ressacada, Avaí foi eliminado pelo Ceilândia na Copa do Brasil
Debaixo de forte chuva na Ressacada, Avaí foi eliminado pelo Ceilândia na Copa do Brasil (foto: Frederico Tadeu/Avaí F.C.)

Na etapa final, o gramado ainda apresentava água acumulada em diversos pontos, mas com uma condição melhor. Mais à vontade em campo, o Avaí encurralou o Ceilândia na defesa. O time catarinense, porém, não chegou a criar grandes oportunidades de marcar pela segunda vez na Ressacada. O alvinegro também assustou pouco o goleiro Douglas Friedrich. No fim, o Gato Preto conseguiu um belo gol de classificação. Em jogada pela esquerda, a bola desviou na zaga catarinense e sobrou para Gabriel Vidal. O zagueiro encheu o pé, encontrou a rede e comemorou bastante. Após o lance decisivo, Morato foi expulso.

Com o Avaí criando um clima de abafa no final, o Ceilândia se fechou por completo na defesa e esperou o relógio atingir os 51 minutos para confirmar a histórica classificação no Sul do Brasil. Com sensação de orgulho pelo feito, o zagueiro Vidal comemorou bastante a classificação do alvinegro. "Quero agradecer a Deus por tudo o que vem fazendo na minha vida. É um momento muito importante. Vocês viram a garra e a luta. Quando parou de chover, a gente fechou e falamos que íamos trazer a classificação. Deu tudo certo", comemorou o herói alvinegro em entrevista ao SporTV.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação