CANDANGÃO

Clássico entre Gama e Brasiliense terá torcida única em Luziânia

A Federação de Futebol do Distrito Federal considerou o pedido da Polícia Militar do Estado de Goiás para que a partida de domingo (20/3), no Estádio Serra do Lago, em Luziânia, tenha apenas torcedores gamenses

Victor Parrini*
postado em 16/03/2022 17:00 / atualizado em 16/03/2022 17:06
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O clássico entre os dois times de futebol mais populares do Distrito Federal será disputado com torcida única, a pedido da Polícia Militar do Estado de Goiás. No domingo (20/3), às 15h30, o Gama e Brasiliense se enfrentam pela 3ª rodada do quadrangular semifinal do Campeonato Candango. Diante da falta de condição de jogo no Estádio Bezerrão, o clube alviverde mandará a partida no Serra do Lago, em Luziânia.

Em ofício enviado a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), o órgão de segurança pública pediu que os recentes episódios de violência no clássico sejam considerados, de modo a evitar “um contingente muito grandes de policiais militares e o risco iminente de confronto entre as torcidas e a força policial”. A entidade máxima do futebol local avaliou a solicitação e acatará o pedido da Polícia. A decisão será comunicada às diretorias de Gama e Brasiliense.

A PMGO avalia o Serra do Lago não possui a estrutura e o conforto necessário para a presença dos dois públicos. Na avaliação do Major e Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Adriânio Lopes, as condições dos portões de acesso, banheiros, lanchonetes e até mesmo as arquibancadas são precárias.

Clássico manchado

Gama e Brasiliense protagonizaram em 26 de janeiro, atos de selvageria no Estádio Mané Garrincha. A partida que terminou com a vitória alviverde por 3 x 2 foi marcada por confusões durante o intervalo e no segundo tempo. O momento de maior tensão aconteceu nos últimos 10 minutos de jogo, quando o bloqueio entre os setores foi furado e as duas torcidas se encontraram e mancharam o espetáculo no campo. 

Após intervenção, a Polícia Militar conseguiu tirar do estádio as duas torcidas envolvidas na confusão e analisou o cenário para a retomada da partida. O jogo seguiu para a reta final e, no dia seguinte, o Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD/DF) suspendeu os membros das torcidas organizadas de Gama e Brasiliense dos estádios do DF, com o descumprimento da medida resultando em multa de R$ 50.000,00.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação